Municipal
Projetos para proteger escolas em Curitiba são arquivados na CCJ
(Foto: Carlos Costa/CMC)

Projetos para proteger escolas em Curitiba são arquivados na CCJ

Comissão alega que projetos extrapolam alçada da Câmara

Pedro Melo - domingo, 5 de novembro de 2023 - 12:19

Os dois projetos apresentados pelo vereador Toninho da Farmácia (União) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foram arquivados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última semana.

Toninho da Farmácia queria obrigar a Prefeitura de Curitiba a instalar monitoramento eletrônico e plantão 24 horas da Guarda Municipal nas escolas da capital paranaense.

Os argumentos dos vereadores Dalton Borba (PDT) e Mauro Ignácio (União) são de que os projetos extrapolam as alçadas da CMC.

“Ao dispor a obrigatoriedade da presença de agente da Guarda Municipal 24h por dia em todos os equipamentos públicos municipais interfere-se diretamente nas atribuições dos servidores públicos e seu regime de trabalho, não havendo a possibilidade da vereança ter a iniciativa legislativa em tal matéria [pois ela é competência do Executivo”, afirmou Dalton Borba.

Um outro projeto de lei que exige monitoramento eletrônico das escolas teve um parecer semelhante de Mauro Ignácio. “Cabe ressaltar a importância da ampliação da atenção do Poder Público em relação à escalada da violência mundial, notadamente quanto aos recentes casos de ataques em escolas públicas e particulares, que vitimaram crianças e profissionais da educação. Todavia o projeto carece de adequações de constitucionalidade, visando sanar o vício material que envolve não só o contraste direto do ato legislativo com parâmetro constitucional, mas também a aferição do desvio de poder ou do excesso de poder legislativo”, destacou o vereador.

O autor dos projetos ainda pode recorrer ao plenário para o desarquivamento do projeto. Para isso, o autor precisa, em até cinco dias úteis, reunir o apoio de pelo menos 1/3 dos vereadores, ou seja, 13 assinaturas. Caso consiga, o assunto será submetido ao plenário.

*Com informações da assessoria

Compartilhe