Municipal
Ônibus elétricos: projeto para compra de 70 novos veículos é enviado à Câmara de Curitiba
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Ônibus elétricos: projeto para compra de 70 novos veículos é enviado à Câmara de Curitiba

Veículos com emissão zero de carbono devem rodar nas ruas da Capital já em 2024.

Rafael Nascimento - terça-feira, 12 de dezembro de 2023 - 07:32

Um projeto de lei que prevê a compra de 70 novos ônibus elétricos em Curitiba foi enviado à Câmara Municipal. Se aprovada pelos vereadores, a proposta do Executivo prevê que os veículos com emissão zero de carbono comecem a rodar nas ruas da Capital ainda no primeiro semestre do ano que vem.

De acordo com o texto, assinado pelo prefeito Rafael Greca (PSD), o valor máximo para a compra dos 70 ônibus elétricos é de R$ 317 milhões. O projeto de lei foi encaminhado ao Legislativo na última sexta-feira (8).

Os novos ônibus seriam adquiridos pelas empresas que operam o transporte público em Curitiba com recursos da prefeitura, conforme o atual contrato de concessão. No encerramento do atual convênio, em 2025, os coletivos e as estruturas de recarga retornariam à frota ao município.

A descarbonização da frota de ônibus curitibana faz parte das políticas públicas municipais para a redução de poluentes. A meta é que 33% da frota de ônibus da cidade seja zero emissões até 2030, percentual que deve evoluir para 100% até 2050.

“A meta da administração municipal a médio prazo, até 2030, é que 33% da frota operante do transporte coletivo local deve operar com emissão zero, devendo essa condição alcançar 100% da frota até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade. Curitiba é signatária do Acordo de Paris, tratado internacional aprovado pelos 195 países da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), que buscam meios de mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, aponta a justificativa, assinada pelo prefeito Rafael Greca.

Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar no transporte coletivo até junho de 2024, nas linhas Interbairros II e Ligeirinhos.

Ainda de acordo com a prefeitura, a compra dos 70 veículos levará em conta os testes promovidos pela Urbs (Urbanização de Curitiba) entre abril e novembro deste ano. Nesse período, foram avaliados sete veículos de quatro fabricantes: BYD, Volvo, Eletra e Marcopolo.

Nos testes, realizados nas linhas Interbairros II e Inter 2, foram avaliados itens técnicos, como o desempenho operacional, consumo e o desgaste de pneus.

A Câmara Municipal ainda não informou o regime de tramitação do projeto de lei. Caso não haja pedido de urgência, a proposta receberá parecer da Procuradoria Jurídica da Casa e depois tramitará pelas comissões temáticas, sem prazo para a tramitação completa antes de ir à votação em plenário.

Compartilhe