assembleia recorde projetos 2023(Foto: Valdir Amaral/Alep)

Assembleia do Paraná bate recorde de projetos protocolados em 2023

O número leva em conta todas as propostas dos deputados estaduais, do governo estadual, TJ, MP e Defensoria Pública.

A Assembleia Legislativa do Paraná entra em recesso a partir desta quarta-feira (13) com 1098 projetos de lei protocolados em 2023, recorde da Casa.

O número foi anunciado pelo presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), deputado Tiago Amaral (PSD), durante a reunião de encerramento dos trabalhos do grupo nesta terça-feira (12).

Segundo ele, um relatório com o número detalhado de projetos protocolados, analisados e aprovados pela Assembleia será divulgado nos próximos dias.

O número de projetos protocolados leva em conta todas as propostas dos deputados estaduais, do Poder Executivo, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e da Defensoria Pública.

Dos 1098 projetos, 856 proposições foram pautadas na CCJ. A média é de 17 proposições analisadas por sessão. Em 2023, a CCJ realizou 38 reuniões ordinárias e 10 extraordinárias.

“A Assembleia Legislativa bateu seu próprio recorde de projetos protocolados. Apenas neste ano foram mais de mil. Pautamos 830 na CCJ. É a maior média de deliberações por sessão entre todos os últimos anos de trabalho. Foi um ano de muito aprendizado de como melhorar o processo legislativo dentro da Assembleia”, celebrou Amaral.