Municipal
Marcha do Orgulho Crespo é incluída no calendário de eventos de Curitiba
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Marcha do Orgulho Crespo é incluída no calendário de eventos de Curitiba

Movimento social é realizado na Capital desde 2016, e fortalece as organizações da população negra curitibana.

Rafael Nascimento - domingo, 26 de novembro de 2023 - 09:25

A Marcha do Orgulho Crespo vai passar a integrar o calendário oficial de eventos de Curitiba a partir de 2024. A medida foi garantida por meio de uma lei municipal, debatida pelos vereadores da Capital e sancionada pelo prefeito Rafael Greca (PSD).

O projeto aprovado na Câmara Municipal de Curitiba foi apresentado originalmente pela então vereadora Carol Dartora (PT), que assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados no início deste ano. A iniciativa, então, foi assumida pelas parlamentares Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Professora Josete (PT).

A iniciativa que se tornou lei municipal em Curitiba ressalta a importância da Marcha do Orgulho Crespo como valorização da estética negra, local de defesa dos direitos e fortalecimento das organizações da população negra curitibana.

Movimento social originado na cidade de São Paulo, a Marcha do Orgulho Crespo é realizada na capital do Paraná desde 2016 e só foi interrompida, em 2020 e 2021, em razão da pandemia de Covid-19.

O movimento começou em resposta a uma situação de discriminação vivida pela cantora Michele Mara, no comércio da Rua XV de Novembro, quando foi impedida de experimentar um turbante pela dona do estabelecimento, que disse que “o seu cabelo vai estragar o meu produto”.

Agora lei municipal, a Marcha do Orgulho Crespo acontece anualmente na semana do dia 12 novembro, como “importante reconhecimento da população negra na construção de Curitiba”.

Compartilhe