Geral
Julgamento de Bolsonaro é suspenso por Moraes antes do primeiro voto

Julgamento de Bolsonaro é suspenso por Moraes antes do primeiro voto

Ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes suspendeu o julgamento, que será retomado na próxima terça para o voto do relator.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 22 de junho de 2023 - 13:04

O julgamento que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos foi suspenso nesta quinta-feira (22) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A sessão deve ser retomada na próxima terça-feira (27) com o primeiro voto, do ministro Benedito Gonçalves, relator do caso. 

Bolsonaro é acusado de abuso de poder na campanha eleitoral de 2022 por ter feito duras críticas ao sistema eleitoral brasileiro em uma reunião que convocou 40 embaixadores, em Brasília.

JULGAMENTO DE BOLSONARO: MPE SE MANIFESTA A FAVOR DA INEGEBILIDADE 

O vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco disse que a reunião com os embaixadores foi uma manobra eleitoreira de Bolsonaro.

“O intuito foi nitidamente eleitoreiro. O candidato se valeu de sua situação funcional de presidente da República para mediar notícias que viam a saber que eram desavindas da verdade, obter a atenção e adesão de eleitores. Está caracterizado o uso da função público para benefício eleitoral indevido”, afirmou.

A sessão de hoje contou com a leitura do relatório, as sustentações orais da defesa de Bolsonaro e do PDT, que moveu a ação.

Além da terça, o TSE também tem a quinta-feira (29) reservada para o julgamento. Em caso extraordinário, uma sessão pode ser convocada para quarta (28).

O voto do relator Benedito Gonçalves, por exemplo, tem 400 páginas.

Compartilhe