josé rodrigo sade tre-pr lula julgamento moro(Divulgação/TRE-PR)

José Rodrigo Sade é nomeado por Lula para o TRE-PR

Ele completa o quórum para a realização do julgamento do senador Sergio Moro.

O advogado José Rodrigo Sade foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de desembargador no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). A assinatura do presidente foi feita hoje e deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (8).

Depois disso deve ser realizada a cerimônia de posse de Sade, que destrava o processo para definir a data do julgamento que pode levar à cassação do senador Sergio Moro (União Brasil).

O julgamento estava marcado para essa quinta-feira (8), mas foi suspenso no início deste mês pela falta de quórum no tribunal. Com Sade, o quadro da Corte fica completo.

“Temos que aguardar os trâmites. Primeiro que o TSE homologue o nome dos três candidatos, o presidente da República escolher o nome e o nosso regimento interno exige que haja uma posse desse novo jurista que venha integrar a Corte. Como esse rito é impossível de ser seguido até quinta-feira, temos que aguardar a nomeação e a posse. Então fica suspenso, só vai ser designada a data quando houver esse trâmite”, explicou o presidente do TRE-PR, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, na semana passada.

Existe a expectativa que o julgamento de Moro comece no dia 19 deste mês.

JOSÉ RODRIGO SADE É NOMEADO POR LULA

Sade fazia parte de uma lista tríplice homologada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ao lado de Roberto Aurichio Junior e Graciane Aparecida do Valle Lemos.

Na atuação mais midiática, Sade foi advogado do ex-procurador da Operação Lava Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol. Atualmente, Deltan é pré-candidato a prefeito de Curitiba.