Geral
Gaeco investiga ‘rachadinha’ na Câmara de Curitiba

Gaeco investiga ‘rachadinha’ na Câmara de Curitiba

O alvo da operação é a vereadora Noemia Rocha (MDB); mandados foram cumpridos na casa e no gabinete da parlamentar.

Rafael Nascimento - terça-feira, 28 de março de 2023 - 09:31

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Paraná, realiza uma operação nesta terça-feira (28) para apurar um suposto esquema de “rachadinha” na Câmara Municipal de Curitiba. O alvo da operação é a vereadora Noemia Rocha (MDB).

Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, sete deles na Capital e um em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. 

As ordens judiciais expedidas pela 6ª Vara Criminal são cumpridas no gabinete da vereadora na Câmara, na residência dela e nas casas de cinco servidores e um ex-servidor do Legislativo Municipal.

Conforme o MP, a investigação do Gaeco foi aberta a partir de uma denúncia anônima encaminhada em 2021, indicando que a vereadora estaria praticando o crime de “rachadinha”.

A irregularidade ocorreria desde pelo menos 2017. Nela, servidores seriam obrigados a repartir os salários com pessoas que prestariam informalmente serviços relacionados ao programa de rádio da parlamentar

A denúncia informava ainda que ela estaria obrigando os servidores a pagarem contas pessoais dela, como boletos, dívidas e despesas variadas, inclusive relacionadas à festa de casamento da filha.

“As investigações começam em 2021 quando recebemos uma denúncia que estaria havendo rachadinha no referido gabinete da Câmara Municipal de Curitiba, e isso desde 2017. Os trabalhos indicaram que poderia estar havendo a rachadinha, na modalidade de repasses à pessoas que não estavam formalmente no gabinete, mas prestavam serviços a um programa de rádio da vereadora, além de pagamentos de despesas pessoais da vereadora”, detalhe Leonir Batisti, coordenador estadual do Gaeco.

Foto: Câmara Municipal de Curitiba

Noemia Rocha está no 4º mandato como vereadora de Curitiba. Ela é líder do MDB na Casa e foi eleita em 2020, com 4.439 votos.

CMC colabora com as investigações

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) informou, por meio de nota, que a presidência da Casa foi contatada pelo Gaeco sobre a necessidade de cumprir um mandado de busca e apreensão no gabinete da vereadora Noemia Rocha (MDB), nesta terça-feira (28).

Em atendimento à solicitação da autoridade competente, a gestão da Câmara Municipal de Curitiba ofereceu acesso às suas dependências, para fins de cumprimento do mandado. A CMC segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

A equipe do Gaeco chegou às 6h nas dependências da CMC e deixou o local quase duas horas depois.

O Legislativo Municipal informou, ainda, que não foi comunicado formalmente do motivo da investigação.

O que diz a vereadora Noemia Rocha

Por meio de nota enviada ao Paraná Portal, a equipe da parlamentar informou que a vereadora Noemia Rocha está buscando informações preliminares a respeito do objeto da investigação deflagrada, e tão logo tenha mais detalhes e informações sólidas, fará o devido esclarecimento ao público, à sociedade e aos demais membros do Parlamento.

Compartilhe