Política
Francisco Zanicotti toma posse como procurador-geral de Justiça do MPPR
(Foto: Divulgação/MPPR)

Francisco Zanicotti toma posse como procurador-geral de Justiça do MPPR

Ele foi nomeado por Ratinho Junior em março e toma posse nesta segunda-feira.

Vinicius Cordeiro - domingo, 7 de abril de 2024 - 21:05

Nomeado pelo governador Ratinho Junior (PSD), Francisco Zanicotti toma posse como procurador-geral de Justiça e chefe do MPPR (Ministério Público do Paraná) nesta segunda-feira (8). A solenidade acontece às 18 horas, no auditório do Bloco II da sede da instituição, em Curitiba

O decreto da nomeação foi assinado no dia 21 de março e, de acordo com as Constituições Federal e Estadual, o governador é responsável pela escolha do nome ao cargo após a composição da lista tríplice. A lista é formada pelos três candidatos mais votados.

Zanicotti recebeu 418 votos após o pleito, realizado no dia 14 de março, que contou com 780 membros do MPPR.

Chefe máximo do Ministério Público do Paraná, o procurador-geral de Justiça tem mandato de dois anos, com possibilidade de recondução no cargo.

Além de conduzir administrativamente o Ministério Público Estadual, o procurador-geral tem a competência originária para propor alguns tipos de ações, como as que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governador, dentre outras autoridades do Estado.

FRANCISCO ZANICOTTI

Integrante do Ministério Público do Paraná há 27 anos, ele teve atuação nas Promotorias de Justiça de Telêmaco Borba, São Miguel do Iguaçu, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba.

Atualmente, Zanicotti é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente da capital.

Graduado em Direito pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná ), Zanicotti presidiu a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), no biênio 2013-2015.

Além disso, ele também exerceu as funções de promotor-corregedor, coordenador executivo da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (Subadm) e foi diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça.

Compartilhe