Estadual
Ex-presidente da Alep, Fabiano Braga Côrtes morre aos 90 anos
(Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

Ex-presidente da Alep, Fabiano Braga Côrtes morre aos 90 anos

Político também foi vereador de Curitiba e deputado federal

Pedro Melo - domingo, 14 de janeiro de 2024 - 09:23

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) Fabiano Braga Côrtes morreu, no sábado (13), aos 90 anos, em Curitiba, em decorrência de leucemia. O velório ocorre na manhã deste domingo (14), na Capela Vaticano, na capital paranaense.

Braga Côrtes foi eleito deputado estadual em 1963 e presidente da Alep entre os anos de 1979 e 1980. Ele ainda fez parte das seguintes Comissões: Comissão Permanente de Reforma a Constituição; Terras, Colonização e Imigração; Orçamento; Agricultura, Indústria e Comércio; Saúde Pública.

Além disso, o ex-político foi vereador de Curitiba e deputado federal. Outras funções do advogado foram Chefe da Casa Civil do Governo do Paraná entre 1980 e 1981, diretor da Itaipu Binacional de 1989 a 1992 e administrador da Itaipu Binacional em 1995.

ALEP DECRETA LUTO POR MORTE DE FABIANO BRAGA CÔRTES

O deputado Ademar Traiano (PSD), atual presidente da Casa, decretou luto oficial de três dias. “O Paraná perde um homem público que deu sua contribuição no Legislativo e no Executivo com retidão e eficiência. Fez muitos amigos por onde passou e deixou sua marca na Assembleia, na Câmara Federal e no governo do Paraná. Nossos mais sinceros sentimentos à família”, disse.

O primeiro-secretário da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), também lamentou a morte de Braga Cortês. “Morreu meu bom amigo Fabiano Braga Côrtes. Foi presidente na Assembleia Legislativa do Paraná.  Além de deputado estadual, foi também deputado federal e secretário de Estado. Fui vereador com dois filhos dele, Fabianinho (falecido) e Felipe Braga Cortes”, disse.

A vereadora Julieta Reis, sobrinha do ex-político, se manifestou pelas redes sociais. “Último dos irmãos homens de meu pai João Antônio Braga Côrtes, teve uma vida de trabalho em prol do Paraná como Deputado Estadual e Federal, foi Presidente da Assembleia Legislativa, desde jovem foi assessor do Governador Ney Braga, deixa uma história de honradez na política e uma legião de amigos. Perde o Paraná um grande homem, político, pai e avô”.

Compartilhe