Geral
Ex-vereadora Kátia Dittrich pode ser presa a qualquer momento
Divulgação/CMC

Ex-vereadora Kátia Dittrich pode ser presa a qualquer momento

Ela foi condenada por exigir parte dos salários de funcionários

Redação - sexta-feira, 12 de janeiro de 2024 - 11:59

*Informação de Leonardo Gomes e David Musso, para a BandNews Curitiba.

A ex-vereadora de Curitiba Kátia Dittrich pode ser presa a qualquer momento. Ela e o marido, Marcos Pinheiro Withers, foram condenados em 2020 pelo crime de concussão ao exigirem parte dos salários de funcionários do gabinete sob ameaças.

Ao longo dos últimos anos, a defesa da política tentou reverter à condenação: primeiro recorreu à segunda instância do TJ, posteriormente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), porém, perdeu em todas as tentativas e em dezembro de 2023 teve o mandado de prisão expedido.

O caso começou a ser analisado em 2017 quando ex-comissionados protocolaram uma denúncia contra a então vereadora. No documento, o grupo afirmou que Kátia ameaçava com demissões quem não aceitasse passar para ela e o marido parte dos salários.

Na denúncia, os ex-funcionários chegaram a apresentaram comprovantes de depósitos e transferências bancárias. Um deles mostrou que R$ 1 mil saiu da conta de um dos ex-funcionários e caiu na conta de Kátia.

Em meio às primeiras denúncias, em 2017, a Câmara instalou uma Comissão Processante que ouviu os depoimentos de testemunhas de acusação e defesa, e elaborou um relatório. O parecer foi pela cassação do mandato. Depois, o relatório foi submetido ao plenário, e a defesa da ex-vereadora conseguiu a anulação na Justiça.

A Câmara recorreu, conseguiu cassar a liminar, e marcou um novo julgamento em plenário. A Justiça suspendeu novamente até que se julgasse o mérito. Em setembro de 2019, a Câmara abriu uma nova comissão para analisar o processo contra a então vereadora. Ela teve as funções suspensas por 30 dias.

Agora com o mandado de prisão, Kátia e o marido, Marcos, devem cumprir pena inicialmente em regime fechado pelo período de 5 anos e 6 meses. Procurado pela reportagem, Alexandre Salomão, o advogado do casal informou que entrou com um pedido na Justiça para afrouxar o regime da prisão, uma vez que Kátia tem problemas de saúde que poderiam se agravar com a prisão.

Compartilhe