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Curitiba testa caminhão elétrico na coleta de lixo
Foto: Daniel Castellano/ SMCS

Curitiba testa caminhão elétrico na coleta de lixo

Veículo possui uma autonomia estimada para rodar entre 150 km e 180 km sem precisar de um novo carregamento.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 8 de março de 2024 - 11:34

Curitiba vai testar um caminhão 100% elétrico na coleta de lixo da cidade. O veículo foi projetado pela multinacional sueca Volvo, que possui uma fábrica na Capital, e o possui uma autonomia estimada para rodar entre 150 km e 180 km sem precisar de um novo carregamento.

O caminhão 100% elétrico foi apresentado nesta quinta-feira (7) ao prefeito Rafael Greca (PSD), na fábrica da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba.

Segundo Greca, o objetivo da prefeitura é incorporar o caminhão elétrico à frota de veículos que fazem a coleta de lixo e iniciar os testes ainda no primeiro semestre deste ano.

“A nossa ideia é mostrar o futuro, porque o futuro é o melhor presente para Curitiba. A Volvo trouxe esse caminhão elétrico de coleta de resíduo urbano para começar a servir em Curitiba como teste. Esse caminhão foi feito na planta da Volvo na Suécia e recebe uma carroceria brasileira. Vamos começar a fazer os testes porque temos pressa em chegar no futuro e de preferência num futuro sem poluição”, disse o prefeito.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os testes com caminhões elétricos para fazer a coleta de resíduos urbanos vão ajudar Curitiba a buscar as metas definidas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). O objetivo da política climática é implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O caminhão elétrico da Volvo possui um peso bruto de 22 toneladas, com capacidade de carregamento de cerca de 8 toneladas de resíduos. A estimativa é que o veículo reduza em cerca de 60 toneladas de gás carbônico lançados para a atmosfera comparados a um caminhão movido a diesel por ano – considerando uma média de consumo de um caminhão a diesel de 2,5 km/L, uma média de deslocamento anual de 50.000 km e um fator de emissão de 3 kg de CO2/L de diesel. 

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