Estadual
Curitiba vai ter o primeiro hospital veterinário público do Paraná
(Divulgação/Prefeitura de Curitiba)

Curitiba vai ter o primeiro hospital veterinário público do Paraná

Anúncio foi feito com a presença do prefeito Rafael Greca.

Vinicius Cordeiro - quarta-feira, 17 de janeiro de 2024 - 20:41

O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba foi anunciado como novo projeto da Prefeitura nesta quarta-feira (17) e deve entrar em funcionamento ainda neste ano. A instituição para cuidar dos pets será gratuita e vai ser localizada no bairro Taboão.

A área de 68,4 mil m² era da Vorantim Cimentos S.A e teve a doação aprovada pelos vereadores de Curitiba. O acesso ao hospital será feito pela Rua César M. Chaves.

A área corresponde a 68.467,05 m² e além do Hospital também está instalado o Parque Municipal São Francisco, onde hoje existe o Parque das Esculturas da Votorantim, e será o 49º parque municipal para os moradores de Curitiba. 

“Eu imagino ver pronto o Hospital Veterinário de Curitiba o mais rápido possível, sendo a data última o dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

O funcionamento do primeiro hospital pet público do Paraná terá custo de R$ 4,5 milhões, obtidos por emenda parlamentar do deputado federal Delegado Matheus Laiola.

O principal foco será o atendimento de animais domésticos da população curitibana em vulnerabilidade social. A ideia inicial é que o hospital faça 40 atendimentos diários (com senhas) na unidade a ser implantada, incluindo outros atendimentos especializados. 

Será viabilizado o início da prestação de serviços gratuitos para pets, como consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação, contemplando também especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia, de forma similar como já ocorre em municípios como São Paulo.

Autoridades estiveram presentes no anúncio do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel. Foi o caso do deputado federal Matheus Laiola, do deputado federal licenciado e secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná, Ricardo Barros; as deputadas estaduais Maria Victoria e Márcia Huçulak e os vereadores Tico Kuzma, Alexandre Leprevost, Beto Moraes, Hernani, João da 5 Irmãos, Jornalista Márcio Barros, Oscalino do Povo, Osias Moraes, Professor Euler, Rodrigo Reis e Sidnei Toaldo.

Compartilhe