Federal
Bolsonaro será julgado dia 22 em ação que pede inelegibilidade

Bolsonaro será julgado dia 22 em ação que pede inelegibilidade

Ação apura abuso de poder na campanha eleitoral de 2022. Se condenado na ação, Bolsonaro poderá ficar inelegível pelos próximos oito anos.

Rafael Nascimento - terça-feira, 6 de junho de 2023 - 07:32

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será julgado no próximo dia 22 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por abuso de poder na campanha eleitoral de 2022. Se condenado na ação, Bolsonaro poderá ficar inelegível pelos próximos oito anos.

A situação que motivou a ação contra Jair Bolsonaro ocorreu em julho do ano passado, em meio a corrida eleitoral à Presidência. Na oportunidade, o então mandatário e candidado à reeleição fez duras críticas ao sistema eleitoral brasileiro em encontro oficial com 40 embaixadores, em Brasília.

Bolsonaro afirmou que o sistema eleitoral brasileiro é passível de fraudes, embora nunca tenha comprovado sua tese. Ele também teceu acusações nominais contra ministros do TSE e do STF (Supremo Tribunal Federal).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ajuizada no TSE pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra Jair Bolsonaro e também Walter Souza Braga (PL), candidatos a vice-presidente na chapa de extrema-direita.

A análise da ação vai discutir a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em sessão plenária do dia 22 de junho. Caso haja necessidade, o exame da ação poderá ter continuidade nas sessões de 27 e 29 deste mês.

Compartilhe