Geral
Bolsonaro diminui vantagem de Lula em nova pesquisa do Datafolha

Bolsonaro diminui vantagem de Lula em nova pesquisa do Datafolha

Na última pesquisa, de julho, Bolsonaro aparecia 21 pontos percentuais abaixo de Lula. Na pesquisa divulgada hoje, a diferença caiu para 15 pontos.

Redação - quinta-feira, 18 de agosto de 2022 - 19:08

A diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu na pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18). O petista aparece com 47% das intenções de votos contra 32% do liberalista.

Outros candidatos na disputa pela Presidência da República nas Eleições 2022, Ciro Gomes (PDT) aparece no terceiro lugar, com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%.

Na última pesquisa, de julho, Bolsonaro aparecia 21 pontos percentuais abaixo de Lula. Na pesquisa divulgada hoje, a diferença caiu para 15 pontos.

O Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades diferentes desde terça-feira (16). A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e TV Globo, além de ter sido registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com número BR-09404/2022.

LULA MANTÉM LIDERANÇA NO DATAFOLHA

Apesar de ter visto a diferença para Bolsonaro cair, o Datafolha ainda mostra que Lula ainda pode vencer as Eleições 2022 no primeiro turno. 

Isso porque a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos. Além disso, ele soma 51% dos votos válidos considerando a exclusão dos 6% dos eleitores que votariam branco ou nulo. Essa é a forma como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado final. Vale lembrar que, para vencer no primeiro turno, é necessário ter pelo menos 50% do pleito marcado para o dia 2 de outubro.

BOLSONARO PERDE PARA O PETISTA NO SUDESTE, APONTA PESQUISA

O ex-presidente Lula segue vitorioso no Nordeste, que conta com 27% da população com direito a voto, por 57% a 24%. Já no Sudeste (43% da amostra do Datafolha), o cenário é favorito ao petista: 44% a 32%.

A maioria dos eleitores ouvidos pelo Datafolha na região Sul (14% do total) apoiam a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Ele supera Lula por 49% a 43%.

No Centro-Oeste, Bolsonaro também tem vantagem – 42% a 36%. 

Por fim, há empate técnico na região Norte: Bolsonaro vence por 43% a 41%. 

Compartilhe