Federal
Bolsonaro depõe à Polícia Federal sobre atos antidemocráticos

Bolsonaro depõe à Polícia Federal sobre atos antidemocráticos

Ex-presidente é apontado como um dos possíveis autores intelectuais da invasão à Brasília, ocorrida em 8 de janeiro.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 26 de abril de 2023 - 11:21

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depõe à Polícia Federal nesta quarta-feira (26) sobre os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro.

Na oportunidade, apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

Bolsonaro chegou à sede da PF na Capital Federal no início da manhã, por volta das 8h50. Um dos inquéritos abertos pela polícia mira os autores intelectuais da invasão à Brasília – e é no âmbito dessa investigação que o ex-presidente é ouvido.

O depoimento foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A oitiva é baseada em uma postagem feita pelo ex-presidente na madrugada entre os dias 10 e 11 de janeiro. Nela, Bolsonaro compartilhou um vídeo com críticas ao sistema eleitoral brasileiro e questionando o resultado das eleições, com informações falsas.

O post foi retirado do ar poucas horas depois da publicação, mas colocou o ex-mandatário na mira da investigação da investida golpista.

Vale lembrar que Jair Bolsonaro acumulou declarações contra a democracia e o sistema eleitoral ao longo de seu mandato. O tom foi intensificado após o resultado das Eleições presidenciais do ano passado, quando acabou derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Após a tentativa fracassada de reeleição, Bolsonaro incentivou seus apoiadores a permanecer em acampamentos montados em frente à quartéis no país, que pediam às Forças Armadas uma intervenção federal para impedir a posse de Lula.

Compartilhe