Geral
Alexandre de Moraes libera Zé Trovão de uso de tornozeleira eletrônica

Alexandre de Moraes libera Zé Trovão de uso de tornozeleira eletrônica

O militante bolsonarista foi eleito deputado federal por Santa Catarina. Ele é investigado por incitar atos antidemocráticos

Redação - sexta-feira, 12 de maio de 2023 - 17:30

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou nesta sexta-feira (12) as medidas cautelares impostas anteriormente ao deputado federal Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão.

Dessa forma, o militante bolsonarista que se apresenta como representante de parte dos caminhoneiros brasileiros vai retirar a tornozeleira eletrônica. O homem também está liberado para voltar a utilizar as redes sociais.

A decisão foi confirmada pelo advogado paranaense Elias Mattar Assad, que atua na defesa Zé Trovão. Segundo ele, o teor completo do despacho liberatório está em sigilo, mas as determinações devem ser cumpridas de imediato.

Zé Trovão ficou conhecido nacionalmente por ser um youtuber bolsonarista radical. Suspeito de incitar atos antidemocráticos, o militante que se apresenta como caminhoneiro está preso desde 26 de outubro de 2021.

Em meio às investigações, ele se entregou à Polícia Federal em Joinville (SC), após passar algumas semanas foragido no México. No dia 17 de dezembro de 2021, o ministro Alexandre de Moares concedeu a ele o direito à prisão domiciliar.

O apoiador de Bolsonaro é investigado pela participação e convocação de atos antidemocráticos realizados no feriado da Independência de 2021. Na ocasião, militantes radicais cometeram crimes ao pedir “intervenção militar com Bolsonaro no poder”.

Nas eleições 2022, Zé Trovão foi eleito deputado federal por Santa Catarina. O militante  foi o 14º candidato mais votado no estado vizinho, com mais de 70 mil votos. Ele utilizava tornozeleira eletrônica desde o dia 14 de fevereiro deste ano.

Compartilhe