Geral
Alberto Youssef, pivô da Lava Jato, é preso de novo pela PF

Alberto Youssef, pivô da Lava Jato, é preso de novo pela PF

O doleiro, apontado como operador do PP na Petrobras, assinou um acordo de delação premiada que expôs como funcionava o esquema de corrupção na estatal.

Camila Mattoso - Folhapress - terça-feira, 21 de março de 2023 - 08:00

A Polícia Federal prendeu novamente o doleiro Alberto Youssef, um dos pivôs da Operação Lava Jato

O doleiro, apontado como operador do PP na Petrobras, assinou um acordo de colaboração premiada logo no início da operação e expôs como funcionava o esquema de corrupção na estatal.

Youssef, 56, foi preso na primeira fase da Lava Jato, em março de 2014, e condenado pelo então juiz Sergio Moro na Lava Jato em penas que somam mais de 120 anos de prisão. Porém, deixou o regime fechado em 2016, graças ao acordo de delação.

A nova prisão nesta segunda-feira (20) foi ordenada pelo juiz Eduardo Fernando Appio, que assumiu a 13ª Vara Federal em Curitiba em fevereiro, e, segundo o despacho, tem como base uma representação para fins penais da Receita Federal.

De acordo com o juiz, o relatório produzido por uma investigação do Fisco “deixa evidenciado que o acusado não devolveu aos cofres públicos todos os valores desviados e que suas condições atuais de vida são totalmente incompatíveis com a situação da imensa maioria dos cidadãos brasileiros”.

“O simples fato de que possui diversos endereços e de que estaria morando na praia já evidência uma situação muito privilegiada e que resulta incompatível com todas as condenações já proferidas em matéria criminal”, diz Appio.

Entre os fatos apontados pela Receita, segundo a decisão do juiz, está a tentativa do doleiro de comprar um avião e um helicóptero.

O juiz também aborda as reincidências criminais do doleiro. Considerado um dos maiores operadores financeiros ilegais do país, Youssef ficou conhecido nacionalmente ainda no final da década de 90 e início dos anos 2000.

Ele foi um dos doleiros alvos do chamado caso Banestado, que avançou sobre um esquema de envio de dinheiro para o exterior considerado o maior caso de lavagem de dinheiro do país até a Lava Jato.

Preso, ele assinou seu primeiro acordo de delação ainda em 2004, com o mesmo juiz Sergio Moro que depois ordenou sua prisão em 2014. Após a detenção nove anos atrás, o doleiro assinou um novo acordo e confessou ser operador do PP na Petrobras, além de indicar outros integrantes do esquema de desvios.

Sobre esse acordo, o juiz diz que ele “não se encontra em discussão (requisitos de sua validade), mas tão somente o seu âmbito de abrangência”.

“O acordo firmado entre os advogados de Alberto Youssef e a força-tarefa do MPF de Curitiba não abrange, na minha interpretação, o presente procedimento, na medida em que seria uma carta em branco genérica que envolveria toda e qualquer investigação criminal, inclusive de crimes que sequer foram descobertos na data da assinatura do acordo”, afirma Appio.

Na primeira delação, o próprio Youssef se credencia com um dos maiores doleiros do país e se coloca na categoria de “doleiro de doleiros”, ou seja, um operador maior que dava suporte a outros criminosos envolvidos na lavagem de dinheiro por meio do esquema conhecido como dólar-cabo.

“A própria Receita Federal denúncia que o investigado teria se apropriado de valores muito superiores aos valores acordados [na colaboração premiada]”, diz trecho da decisão de AppioSobre a Lava Jato, Appio afirma que investigação comprovou que, além de atuar na lavagem de dinheiro, o doleiro “tornou-se o personagem central da engrenagem que permitiu o desvio de muitos milhões dos cofres públicos e das estatais”.

Para o juiz, essa atuação em vários casos de lavagem de dinheiro coloca Youssef como um “verdadeiro arquiteto de diversas organizações criminosas” e que sua “multireincidência revela sua incompatibilidade com o regime de liberdade provisória sem condições”.

Segundo juiz, a prisão de Youssef é necessária para garantir a ordem, uma vez que o doleiro tem “elevada periculosidade social”, e para a conveniência da instrução criminal porque a Justiça não sabe nem o atual endereço do doleiro.

O magistrado também afirma que a detenção é necessária para assegurar aplicação da lei penal “na medida em que investigado teria mudado de domicílio sem bem mesmo comunicar previamente” a Justiça.

Sergio Moro costuma ser alvo de críticas por ter autorizado a soltura do operador financeiro na época do primeiro acordo, em 2004.

Foi por meio das investigações relacionadas ao doleiro que a Polícia Federal chegou ao esquema na Petrobras na época dos mandatos do PT na Presidência. O primeiro elo foi uma compra feita por Youssef de um carro importado para um diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, também delator da Lava Jato, que morreu no ano passado.

Compartilhe