Negócios
Terminal de Contêineres de Paranaguá quebra recordes de movimentação
Foto: Divulgação/TCP

Terminal de Contêineres de Paranaguá quebra recordes de movimentação

Mais de meio milhão de contêineres passaram pelo terminal paranaense nos primeiros quatro meses do ano.

Rafael Nascimento - domingo, 19 de maio de 2024 - 16:30

O Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Litoral do Estado, quebrou recordes de movimentação e produtividade no começo de 2024. Mais de meio milhão de contêineres passaram pelo espaço nos primeiros quatro meses do ano, movimentação de 38% superior ao mesmo período do ano passado.

Além de ultrapassar meio milhão de contêineres movimentados, marca atingida no fim de abril, outros três recordes de produtividade foram quebrados pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá no mesmo mês.

Entre eles, a segunda máxima consecutiva na movimentação mensal de contêineres, que chegou a 135.678 TEUs (medida equivalente a 20 pés de comprimento de contêiner), superando os 133.083 de março.

No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, o espaço movimentou 509.230 contêineres, crescimento de 38% sobre a movimentação no mesmo período de 2023.

Para o gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, empresa que gere o Terminal, a alta na movimentação e produtividade foi possibilitada pela aquisição de novos equipamentos e ampliação do parque de máquinas.

“A aquisição de equipamentos, ampliando o parque de máquinas para 40 RTGs (guindastes pórticos sobre pneus) e 69 TTs (caminhões de transporte), assim como a conclusão das obras de reforma dos gates (vias de acesso rodoviário ao terminal), demonstram que os mais recentes investimentos realizados para melhorar a capacidade operacional do Terminal já geram resultados, tanto no aumento do volume movimentado, quanto na conversão de novos clientes, que vêm de diversos estados do país”, avalia Giovanni Guidolim.

Entre os segmentos comerciais que mais cresceram nos primeiros quatro meses do ano estão a exportação de carnes e congelados, e de commodities do agronegócio, como madeira, papel e celulose.

Nas importações, por sua vez, o destaque ficou com as mercadorias do setor automotivo, eletrônicos e de produtos químicos.

O Terminal de Contêineres de Paranaguá é considerado o maior da América do Sul, com capacidade de operar 2,5 milhões de contêineres ao ano e de receber, simultaneamente, até três dos maiores navios que fazem comércio na costa brasileira.

“Assim como batemos a marca de meio milhão com mais de um mês de antecedência, nossa expectativa é que o desempenho siga neste ritmo ao longo de 2024, fazendo com que alcancemos a marca de 1 milhão de contêineres movimentados mais cedo este ano”, completa Guidolim.

Compartilhe