Agronegócio
Paraná no topo: estado é o maior exportador de carne de frango há 10 anos
(Foto: Oleksandr P | Pexels)

Paraná no topo: estado é o maior exportador de carne de frango há 10 anos

O Paraná é responsável por 41,7% das exportações deste tipo de carne

Brenda Iung - segunda-feira, 29 de abril de 2024 - 20:30

O agronegócio paranaense tem mais um motivo para comemorar: a avicultura do estado bateu o próprio recorde e é, pelo décimo ano consecutivo, a maior exportadora de carne de frango do país. De acordo com o Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), divulgado na última semana.

Em 2023, último período analisado, o Paraná foi o responsável por 41,7% do volume total das exportações do setor. Isso fez com o que o estado se mantenha na liderança no ranking desde 2013 — nessa época, o Paraná era responsável por 29,4% do total das exportações de carne de frango. O que mostra uma crescente ampliação nos números.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Roberto Kaefer, analisa o momento da avicultura no estado: “É um cenário que vem sendo construído há mais de uma década, por muitas pessoas comprometidas em desenvolver a economia e garantir a qualidade da indústria avícola no Paraná”, frisou.

Além disso, destacou a importância do corporativismo e do trabalho conjunto, entre diversos segmentos da indústria avícola, para conquistar esse resultado. Segundo dados do sindicado, 94% da produção estatal é conduzida por indústrias associadas ao Sindiavipar.

O empresário Roberto Kaefer, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), destacou a importância do corporativismo e do trabalho engajado entre os diversos segmentos da indústria avícola para que esses resultados fossem possíveis. Atualmente, as indústrias associadas ao Sindiavipar são responsáveis por 94% da produção estadual.

Os principais compradores da carne de frango brasileira são: a China, os Emirados Árabes Unidos, o Japão, a Arábia Saudita e a África do Sul.

Compartilhe