Construção Civil
Exclusividade imobiliária é a grande vantagem das negociações em Curitiba
(Foto: João Saplak/Pexels)

Exclusividade imobiliária é a grande vantagem das negociações em Curitiba

Cidade é considerada “a capital da exclusividade imobiliária”

Brenda Iung - terça-feira, 14 de maio de 2024 - 17:02

Curitiba é o destaque nacional em relação à maturidade do mercado imobiliário. A capital oferece organização e alta capacitação dos agentes imobiliários. Além disso, as construtoras e imobiliárias investem em exclusividade, em contratos de venda e de locação dos imóveis, para abrir vantagem em relação às outras cidades brasileiras — a prática está diminuindo no restante do país.

O que é exclusividade imobiliária

A exclusividade imobiliária é a garantia de que os imóveis serão vendidos ou alugados unicamente por uma imobiliária — em um período pré-estabelecido em contrato. Sem isso, qualquer corretor ou imobiliária podem oferecer, ou divulgar um imóvel.

É melhor negociar um imóvel em uma única imobiliária ou em várias?

Embora a gama de imobiliárias interessadas em negociar um imóvel possa parecer vantajoso para o proprietário — uma vez que o objetivo é ter mais chances de realizar negócios — há outros fatores que tornam essa falta de exclusividade prejudicial.

A qualidade e a segurança das negociações pode ficar abalada com um grande portfólio de empresas envolvidas no processo de venda ou de aluguel de um imóvel, esclarece Tatiana Gielow, administradora da agência Basetag, responsável pelo marketing de dezenas de imobiliárias do Brasil.

“É nítido como em Curitiba as negociações se dão com mais velocidade e segurança, frente às demais praças. Como boa parte das imobiliárias prezam por imóveis com exclusividade, os investimentos em anúncios, vídeos, materiais patrocinados digitais e off-line, são muito mais intensos. Isso faz com que os negócios aconteçam realmente com maior velocidade”, reforça Tatiana, ao mostrar que a exclusividade imobiliária é benéfica nos negócios.

Outra vantagem é o empenho e a dedicação do corretor, ou de uma imobiliária ao encontrar um novo dono, ou inquilino para o espaço.

“Observamos que na situação contrária, um proprietário que não opta por nenhuma imobiliária única e pensa em trabalhar com todas, desmotiva o vendedor que, naturalmente, acabará não concentrando esforços para fazer negócios”, explica.

Curitiba e a exclusividade imobiliária

Como Curitiba mantém a cultura de exclusividade nos negócios imobiliários, os agentes do setor percebem os resultados de maneira eficiente.

“Não vemos aqui, ou vemos muito pouco, imóveis à venda com placas de diferentes imobiliárias. E isso é muito comum em outros centros, como São Paulo. Esse excesso de placas e anúncios tem efeito inverso, passando para possíveis compradores a sensação de que há algo errado com o imóvel, ou que o proprietário está desesperado para vender e, com isso, as ofertas, quando ocorrem, depreciam o imóvel”.

Para garantir um bom resultado, Tatiana aconselha o proprietário a buscar uma imobiliária bem estabelecida no mercado, com avaliações positivas, indicações de pessoas de confiança. E, só assim, colocar o imóvel na modalidade de exclusividade imobiliária.

Compartilhe