Construção Civil
Paraná lidera geração de empregos na construção civil
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Paraná lidera geração de empregos na construção civil

Aquecido, o setor gerou de mais de 8,5 mil novos postos de trabalho nos municípios paranaenses em 2023.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 5 de abril de 2024 - 08:06

O Paraná lidera a geração de empregos no setor da construção civil entre os estados do Sul do país. Aquecido, o setor registrou um salto de mais de 8,5 mil novos postos de trabalho nos municípios paranaenses em 2023.

Os dados são do Caged – Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego.

O saldo é calculado pela diferença entre admissões e demissões, o que mostra que houve mais contratações do que dispensas no setor no ano passado. Ao todo, o Paraná acumulou um saldo de 8.568 novas vagas na construção civil.

Conforme o levantamento nacional, o ano passado foi o quarto seguido em que o Estado lidera a geração de empregos no Sul – ao todo, 36.793 novos postos foram criados pelo setor no Paraná no período.

Como comparativo, Santa Catarina teve, em 2023, um saldo de 6.002 contratações, enquanto o Rio Grande do Sul registrou 1.602 demissões a mais do que admissões.

Saiba mais: Paraná gerou 107 mil vagas de emprego nos últimos 12 meses

Construção civil segue aquecida no Paraná em 2024

A construção civil permanece aquecida no Paraná em 2024. As empresas que atuam no setor fecharam os dois primeiros meses do ano com número maior de admissões, com 6.012 novas vagas de emprego.

“Investimentos em infraestrutura, programas habitacionais como Minha Casa Minha Vida, e o crescimento econômico da região, que impulsiona a demanda por novos empreendimentos residenciais e comerciais”, pontua o engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro, sobre a alta no setor.

O especialista cita as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa como polos do desenvolvimento da construção civil no Estado, devido ao desenvolvimento urbano e demanda por novos projetos imobiliários e de infraestrutura.  

Compartilhe