Pesquisa aponta aprovação da temporada de cruzeiros no Paraná
61,6% disseram que voltariam ao litoral do Estado.
A pesquisa chamada Temporada de Cruzeiros 2023-2024, feita pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), mostrou satisfação dos turistas que desembarcaram no Estado em navios de cruzeiros. O Paraná entrou na rota da parada de navios de cruzeiros em dezembro do ano passado e teve 24 mil turistas, sendo que a Ilha do Mel foi o destino mais procurado.
Segundo os dados da secretaria, foram ouvidas 607 pessoas, sendo 427 brasileiras e 180 estrangeiras. A abordagem às pessoas foi feita no espaço de embarque e desembarque montado em Paranaguá.
52,6% apontaram que a segurança pública no Estado foi um ponto de destaque durante a viagem. Para 54,9%, o destaque ficou com a eficiência no processo de embarque e desembarque. Já 46% dos participantes destacaram a estrutura e a recepção turística.
“O mais importante dessa temporada de cruzeiros, inédita no Paraná, é o sentimento de pertencimento que ficou nos moradores de Paranaguá”, diz o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.
PORTO DE PARANAGUÁ RECEBEU 15 ATRACAÇÕES
Na temporada de cruzeiros, 29 mil passageiros e tripulantes foram registrados em trânsito, ou seja, desceram das embarcações para conhecer os atrativos turísticos paranaenses.
O Porto de Paranaguá recebeu um total de 15 atracações do Navio Lirica às sextas-feiras (entre os dias 01 de dezembro de 2023 e 08 de março de 2024), com embarque, desembarque e passageiros que desceram para curtir o dia no Estado; e uma parada do navio Música, sem embarque e desembarque, em 23 de dezembro.
“A primeira temporada de cruzeiros deu tão certo que Paranaguá já conta com viagens à venda para a próxima temporada, que começa no final no final deste ano. A MSC também reservou a temporada de 2025/2026 e a nossa expectativa é que a demanda seja cada vez maior”, destacou o diretor Empresarial da Portos do Paraná, Andre Pioli.
MAIS DUAS TEMPORADAS DE NAVIOS NO PARANÁ ESTÃO CONFIRMADAS
Os pacotes de viagens para 2024/2025 e 2025/2026 já estão sendo vendidos.
Serão 17 escalas no Paraná entre 13 de dezembro de 2024 e 28 de março de 2025, sempre às sextas-feiras, e mais 17 de 5 de dezembro de 2025 a 27 de março de 2026, também às sextas-feiras.
PESQUISA SOBRE A TEMPORADA DE CRUZEIROS NO PARANÁ
A pesquisa demonstra que dos 607 participantes, 58,6% eram do sexo feminino.
Confira outros dados obtidos com a pesquisa:
- 61,6% disseram que voltariam a Paranaguá e a municípios do Litoral em uma próxima oportunidade
- Cerca de 85,6% dos participantes disseram que não conheciam o Paraná
- Paranaguá, cidade em que o navio atracou, foi o destino mais visitado (79,2% dos passageiros)
- Outros 13,6% conheceram a Ilha do Mel e 6,1%, Pontal do Paraná, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Antonina e Guaraqueçaba.
- A faixa etária majoritária era de 36 a 50 anos (38,2%), seguida de 51 a 65 anos (27,3%) e 25 a 35 anos (15,5%).
- A média de gasto por pessoa na cidade e na região do Litoral foi predominante entre R$ 51 e R$ 100 (27,9%) seguida de R$ 101 a R$ 200 (27,2%)
- A maioria das pessoas que respondeu às perguntas fez a viagem de sete dias a bordo do cruzeiro em família (58,3%) ou em casal (23,4%). Em parcelas menores, aparecem aquelas que viajaram em grupo (16,1%) ou sozinhas (2,1%).
- Para 58,6% essa foi primeira viagem de navio – que era um dos objetivos da promoção da rota paranaense. Outros 23,4% viajaram desta forma duas ou três vezes e 9,1% mais de quatro vezes.
- Dos 427 passageiros brasileiros que responderam à pesquisa e desembarcaram no Litoral do Estado, 51,3% eram do Paraná, 3,5% de Santa Catarina, 0,9% de São Paulo e 0,5% do Rio de Janeiro.
- Já entre os visitantes estrangeiros que passearam no Estado enquanto o navio permaneceu atracado no Porto de Paranaguá, 72,2% eram da Argentina. Outros 18,3% eram do Chile, 1,7% do Peru, 1,7% do Equador e, em proporções menores, foram também registradas outras origens.
- Relaxamento e descanso foram as escolhas de 53% dos participantes do levantamento. Para 32% deles, a escolha foi para conhecer novos destinos turísticos e 11% estavam em busca, principalmente de entretenimento e atividades a bordo.