Economia
Busca dos consumidores por crédito recua 0,2% em fevereiro
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Busca dos consumidores por crédito recua 0,2% em fevereiro

Paraná e outros sete estados apresentaram queda no período

Mirian Villa - quinta-feira, 4 de abril de 2024 - 13:00

O mês de fevereiro foi marcado pela queda de 0,2% na busca dos consumidores por crédito. Esta foi a menor queda do índice, que avalia a procura dos brasileiros por recursos financeiros, no período de 12 meses.

Na visão por renda pessoal mensal, aqueles que embolsam mais de R$10.000 tiveram a maior queda (-2,0%), enquanto os que ganham até R$ 500 permaneceram sem variações. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, da Serasa.

De todas as Unidades Federativas, a maioria registrou alta em fevereiro em comparação ao ano anterior, com destaque para Alagoas (11,7%), Amapá (9,8%) e Sergipe (8,0%). O Paraná (-1,8%) e outros sete estados apresentaram queda no período.

“Como previsto, estamos observando os impactos graduais da diminuição da taxa básica de juros e da inflação, porém, ainda serão necessários alguns meses até que alcancemos resultados favoráveis. Neste momento, é importante que os consumidores interessados em adquirir crédito estejam conscientes da importância do planejamento financeiro”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 

Na semana passada, o Banco Central revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em 2024. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Na avaliação do Banco Central, a economia brasileira apresentou no início do primeiro trimestre deste ano “dinamismo ligeiramente maior do que o esperado”.

Em junho, a projeção do BC é que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegue a 4,02% em 12 meses. No entanto, há previsão é que os preços continuem a subir acima da meta de inflação de 3%. A projeção do BC é inflação de 3,5% em 2024 e 3,2% para 2025 e 2026.

Compartilhe