Agronegócio
Coamo lidera ranking de exportações nos Portos do Paraná
Foto: Divulgação

Coamo lidera ranking de exportações nos Portos do Paraná

A cooperativa foi responsável por 14,29% do volume embarcado de produtos agrícolas no Porto de Paranaguá, no ano passado.

Rafael Nascimento - terça-feira, 9 de janeiro de 2024 - 11:54

A Coamo lidera o ranking de exportações nos Portos do Estado em 2023. A cooperativa agroindustrial paranaense foi responsável por 14,29% do volume embarcado de produtos agrícolas no Porto de Paranaguá, no ano passado.

Os dados são da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. Somente via Porto de Paranaguá, a cooperativa embarcou 3,65 milhões de toneladas de produtos agrícolas. No ano, o terminal portuário exportou um total de 25,6 milhões de toneladas de produtos e insumos.

“A Coamo investe no desenvolvimento do mercado externo desde o final da década de 1970, com a percepção de que o potencial de crescimento da produção era grande e que acessar novos mercados seria essencial para escoar com rentabilidade aquilo que os cooperados decidissem comercializar”, explica o Presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.

Conforme a Coamo, 53% da produção comercializada em 2023 foi destinada ao mercado externo, sendo o Porto de Paranaguá o principal caminho dessas exportações.

“A relevância da Coamo como a maior empresa exportadora pelo Porto de Paranaguá é fruto da união de 31 mil associados que, isoladamente, seriam pequenos demais frente ao volume que normalmente é transacionado no mercado internacional. No entanto, um pequeno caminhão de cada cooperado é capaz de encher vários navios”, completa Galinari.

Além de Paranaguá, a Coamo também exportou insumos através dos Portos de Santos (SP), Antonina (PR), São Francisco do Sul e Imbituba (SC) e Rio Grande (RS). No total, foram 4,76 milhões de toneladas exportadas, com R$ 10,7 bilhões de faturamento, o que equivale a 35% das receitas globais da cooperativa.

Os principais mercados das exportações da Coamo são a China, com a exportação de soja, e a Europa, com o farelo de soja. Além disso, a cooperativa possui mercado em mais de 20 países espalhados por quatro continentes: Ásia, Europa, África e América do Sul.

Compartilhe