Indústria
Cão-robô é destaque do Parque Tecnológico de Itaipu
(Foto: Lorena Pelanda)

Cão-robô é destaque do Parque Tecnológico de Itaipu

O equipamento, chamado de Spot, é utilizado para inspeções em lugares de difícil acesso

Lorena Pelanda - quinta-feira, 23 de maio de 2024 - 19:05

Um cão-robô, apelidado de Spot, é destaque do Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. O equipamento, semelhante a um cachorro, é conhecido por sua versatilidade, mobilidade e agilidade em inspeções industriais.

cão-robô-itaipu-binacional
(Foto: Lorena Pelanda)

O cão-robô utiliza a tecnologia 5G para percorrer áreas de difícil acesso e ambientes considerados perigosos na Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O Parque Tecnológico de Itaipu conta com duas unidades do robô. Cada um possui quatro pernas articuladas, sensores, microfones, além de câmeras para mapear a área escolhida.

“O robô acaba sendo um grande atrativo, tanto pela curiosidade, como por tanta robustez da plataforma, além da importância tecnológica que ele tem. A gente tem outras plataformas robóticas, que desenvolvem outras funcionalidades utilizando, o que a gente chama, de software livre”, como afirma o gerente do Centro de Tecnologias Aplicadas, Willbur Souza.

O cão-robô também é utilizado na Petrobras.

“São dados confiáveis, em tempo real, para fazer análises externas, como, por exemplo, com inteligência artificial, e dar uma visão mais apurada, como vazamentos, rotinas de inspeções e manutenções. Ele não substitui o homem, mas é uma extensão do trabalho”, diz.

A convite da Itaipu Binacional, o Paraná Portal esteve no complexo conhecendo os principais projetos do parque. São 116 projetos ativos em várias temáticas, como robótica e transição energética.

Compartilhe