Municipal
Projeto pede a adaptação da rede de saúde para pessoas com obesidade
(Foto: Divulgação)

Projeto pede a adaptação da rede de saúde para pessoas com obesidade

Paciente não pode ser atendida porque os equipamentos não suportaram o peso

Brenda Iung - quarta-feira, 22 de maio de 2024 - 20:00

Uma a cada oito pessoas do mundo vivem com obesidade, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. No Paraná, mais de 70% da população tem obesidade ou sobrepeso, afirma o Ministério da Saúde. A pasta ainda demonstra que mais de 24% dos curitibanos são obesos. Em Curitiba, as pessoas com obesidade ou com sobrepeso enfrentam dificuldades ao buscarem a rede pública de saúde e um projeto de lei presente resolver a questão.

De acordo com a vereadora Giorgia Prates (MandatA Preta), a rede pública da capital não é apta para atender pacientes acima de 100 kg. “Recebemos demanda de uma paciente que teve negado seu direito à saúde, porque os equipamentos não comportam pessoas acima de 100 kg. Além de ter sido mal tratada, a paciente foi para o final da fila e vai recomeçar o processo até ser encaminhada a um local adequado às necessidades”, conta a vereadora.

Durante a sessão plenária da Câmara de Curitiba desta quarta-feira (22), propôs que toda a rede pública de saúde de Curitiba esteja preparada e adaptada para atender pessoas com obesidade e sobrepeso. Giorgia explicou que a obesidade é uma doença e que deve ser tratada de maneira multidisciplinar, não apenas com estrutura, mas com profissionais como nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.

O pedido foi aprovado pela maioria dos vereadores.

*Com assessoria

Compartilhe