Geral
Campanha contra a poliomielite começa nesta segunda-feira (27) no Paraná
(Foto: Venilton Küchler)

Campanha contra a poliomielite começa nesta segunda-feira (27) no Paraná

Vacinação é a única forma de prevenir a doença, chama de “paralisia infantil”

Brenda Iung - quarta-feira, 22 de maio de 2024 - 17:40

O Paraná se prepara para receber uma nova campanha de vacinação. O calendário vacinal do Ministério da Saúde prevê a distribuição de vacinas contra a poliomielite entre a próxima segunda-feira (27) e 14 de junho. 8 de junho será o Dia D de vacinação contra a poliomielite no Paraná. As doses estarão disponíveis nas mais de 1,8 mil salas de vacinação dos 399 municípios do estado.

O Ministério recomenda o reforço na proteção de crianças menores de cinco anos contra a doença. No Paraná, a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é de que mais de 717 mil crianças dessa faixa etária recebam a dose.

Vacinação é a única forma de prevenir a poliomielite

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado há mais de 30 anos, em 19 de março de 1989 — de acordo com dados do Ministério da Saúde. A doença, popularmente conhecida como “paralisia infantil”, foi erradicada no país graças ao esquema completo da cobertura vacinal e o engajamento da população em vacinar os pequenos.

E é por esse motivo que a campanha é tão importante: garantir que as crianças continuem imunes a essa doença.

No ano passado, o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, incentivou a vacinação: “o fato de não haver registro de casos há mais de 30 anos causa a falsa sensação de segurança, mas é justamente quando baixamos a guarda em relação à vacina que a doença pode voltar a circular e acometer as crianças”.

A única forma de prevenir a poliomielite, que causa graves danos ao sistema nervoso central — como a atrofia e a paralisia de membros e músculos respiratórios — é a vacinação.

*Com assessoria.

Compartilhe