Inovação
Paraná lança campanha contra dengue com inteligência artificial 

Paraná lança campanha contra dengue com inteligência artificial 

Iniciativa aponta para medidas simples de combate ao mosquito

Larissa Biscaia - sábado, 16 de março de 2024 - 10:30

A secretaria de saúde recorreu à inteligência artificial no combate à dengue. Em estado de emergência, o Paraná soma 90 mil casos e 49 mortes em decorrência da doença. 

Um vídeo mostra uma imagem de um mosquito picando uma pessoa. Enquanto isso, uma mulher narra “Essas imagens foram produzidas por inteligência artificial, mas na vida real essa picada pode ser fatal. A dengue mata. E para evitar a doença não é preciso tecnologia nem nada complicado. Basta evitar água parada”.

Neste sábado (16), equipes municipais e estaduais vão se unir para orientar a população na remoção de criadouros. Participam da ação a SESA, a Defesa Civil, integrantes do Comitê Intersetorial e membros da sociedade civil.

“O combate à dengue acontece diariamente no Paraná, mas pedimos uma atenção especial para este sábado, quando teremos uma grande união em prol dessa luta. É um apelo a todos os cidadãos e cidadãs paranaenses para que continuem seguindo as medidas orientativas, principalmente para a remoção dos possíveis focos do mosquito em ambientes domiciliares”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O decreto de situação de emergência em saúde pública para a dengue é de 90 dias.

Compartilhe