Geral
Prova Paraná: notas podem ser usadas para ingresso em universidades do Estado
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Prova Paraná: notas podem ser usadas para ingresso em universidades do Estado

A novidade amplia o acesso de estudantes da rede pública paranaense aos cursos de Ensino Superior.

Rafael Nascimento - terça-feira, 21 de maio de 2024 - 08:08

As notas da Prova Paraná poderão ser usadas pelos estudantes para o ingresso em universidades estaduais. A novidade foi anunciada pela Secretaria da Educação nesta segunda-feira (20).

Com a medida, a previsão é que 20% das vagas nos cursos das universidades estaduais do Paraná (Unespar), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) sejam destinadas aos estudantes que cursarem o ensino médio integralmente na rede pública de ensino, utilizando também os resultados da avaliação como critério de seleção.

Além de diversificar os critérios de acesso ao ensino superior, a iniciativa também tem como objetivo evitar a evasão escolar, incentivando a continuidade nos estudos e a permanência na escola.

“É um projeto fantástico, que vai dar a oportunidade para que os nossos alunos, que estão cursando o 3º ano do ensino médio nos mais de 2 mil colégios estaduais do Paraná, possam ingressar nas nossas universidades, que estão entre as melhores da América do Sul”, afirma o governador Ratinho Junior (PSD).

O decreto que garante aos estudantes utilizar as notas da Prova Paraná para acessar o Ensino Superior em instituições do Estado foi publicado ontem.

A Prova Paraná foi criada para avaliar o desempenho dos estudantes e a qualidade da educação pública do Estado, e é aplicada anualmente aos alunos do ensino fundamental e do ensino médio da rede estadual. Neste ano, cerca de 930 mil alunos fizeram a avaliação, sendo que 361 mil cursam atualmente o ensino médio.

Compartilhe