Ensino
Prova Paraná: exame é aplicado em escolas públicas do Estado nesta semana
Foto: Felipe Barboza/Seed

Prova Paraná: exame é aplicado em escolas públicas do Estado nesta semana

Mais de 930 mil estudantes realizam as provas, que avaliam a educação no Estado.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 22 de abril de 2024 - 07:45

A Prova Paraná 2024 começa a ser aplicada nesta segunda-feira (22) na rede estadual de ensino. Aplicado a cada três meses, o exame tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos estudantes de cada série, e aprimorar estratégicas pedagógicas.

De acordo com a Seed (Secretaria Estadual da Educação), mais de 930 mil estudantes da rede pública estadual realizam a Prova Paraná, até quinta-feira (25). A avaliação será aplicada em 397 municípios, de acordo com os níveis escolares e cobrindo os ensinos Fundamental, a partir do 5° ano, e Médio, e ainda à alunos do 5º ano de escolas das redes municipais que aderiram ao programa.

Ainda de acordo com a pasta, alunos do 8º e 9º anos do Fundamental farão a avaliação também de forma digital, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, em uma segunda etapa, até 3 de maio.

Uma novidade desde ano é que a Prova Paraná Prova também será disponibilizada em formato adaptado, para os estudantes da Educação Especial. As provas terão versões ampliadas, superampliadas, TXT, Libras, Braille e coloridas.

Sobre a Prova Paraná

A Prova Paraná é um instrumento de avaliação com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas na rede estadual de ensino, bem como as habilidades dos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem.

A avaliação foi instituída na educação do Paraná em 2019, com três edições que avaliaram conhecimentos referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Depois, os conteúdos foram ampliados gradativamente.

De acordo com a Secretaria da Educação, as provas são corrigidas por meio de um aplicativo, reduzindo o trabalho manual. A iniciativa gera relatórios para professores, gestores, escolas e secretarias municipais.

“Esse app, utilizado também nas correções das provas aplicadas aos alunos da rede estadual, resultam em uma fonte de pesquisa e dados para aperfeiçoamento da prática pedagógica dentro dos mais diversos contextos educacionais”, explica a Seed.

Compartilhe