Linha Verde: via marginal é liberada ao trânsito em Curitiba
De acordo com o prefeito Rafael Greca (PSD), as obras da Linha Verde devem ser concluídas ainda no primeiro semestre, em junho.
A Rua Maria Petroski, marginal da Linha Verde, no bairro Bacacheri, em Curitiba, teve o acesso liberado ao trânsito nesta quinta-feira (11). A via passou por uma requalificação completa ao longo de 700 metros, com asfalto e calçadas novas, entre outras benfeitorias.
A intervenção na via marginal faz parte do pacote de obras da Linha Verde Norte. De acordo com o prefeito Rafael Greca (PSD), as obras da Linha Verde devem ser concluídas ainda no primeiro semestre, em junho.
Conforme a prefeitura, a liberação da via marginal ocorreu após a conclusão de 95% de todo o pavimento em concreto da faixa que será a canaleta exclusiva do transporte coletivo.
As melhorias na Rua Maria Petroski alcançaram 700 metros, com serviços de drenagem, nova pavimentação, calçadas e acessibilidade, além de nova alça de acesso, com cerca de 80 metros, da Linha Verde para a Rua Maria Petroski.
Além da liberação do acesso do bairro à Linha Verde, a Rua Maria Petroski passou a ter sentido único de circulação. A alteração visa proporcionar maior segurança viária e reduzir os conflitos de tráfego na região. O local foi devidamente sinalizado com placas e pintura no pavimento.
Fim das obras na Linha Verde
Principal intervenção na malha viária curitibana nas últimas décadas, as obras na Linha Verde tiveram início em janeiro de 2007. O projeto foi concebido para desafogar o trânsito urbano da Capital e metropolitano, via BR-476, ligando as regiões Sul ao Norte de Curitiba, com 22 km de extensão.
Inicialmente, a Linha Verde tinha como previsão ser entregue como legado da Copa do Mundo do Brasil, que teve Curitiba como uma de suas sedes, em 2014. A conclusão do serviço, entretanto, deverá ocorrer apenas dez anos depois.
O Lote 4.1 constitui o trecho final da Linha Verde e é o último em execução. Esse trecho abrange quase 3 km de extensão, indo desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana, e contemplará as estações Atuba e Solar do transporte coletivo.
Os trabalhos realizados nesse lote são os mais complexos da intervenção, segundo a prefeitura. Incluem as chamadas “obras de arte” (trincheiras e alças de acesso), terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade. Além disso, abrangem a infraestrutura necessária para as futuras estações Atuba e Solar.