Esportes
Relembre a campanha do Athletico no título do Campeonato Paranaense
(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Relembre a campanha do Athletico no título do Campeonato Paranaense

Rubro-Negro levanta o primeiro troféu no ano do centenário

Pedro Melo - sábado, 6 de abril de 2024 - 19:30

O Campeonato Paranaense de 2024 é vermelho e preto! O Athletico venceu o Maringá por 3 a 0, neste sábado (06), conquistou o título do estadual pela 28ª vez na história e levantou o primeiro troféu no ano de seu centenário.

Dono da melhor campanha desde a primeira fase, o Rubro-Negro ganhou o Paranaense com 12 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O único revés marcou a demissão do técnico Juan Carlos Osório e a contratação de Cuca.

Em toda a história, o Athletico segue como segundo maior campeão, com 28 títulos, sendo cinco deles apenas nos últimos sete anos. O Coritiba, que caiu nas semifinais para o vice Maringá, tem 39 títulos.

ATHLETICO INVICTO NA PRIMEIRA FASE

O Athletico disputou todo o Campeonato Paranaense com o elenco principal, mas adotou um esquema de rodízio nas 11 partidas da primeira fase. O técnico Juan Carlos Osório é adepto das mudanças e ainda teve o empecilho que apenas cinco estrangeiros puderam ser relacionados. O Rubro-Negro apostou chegou a ter dez gringos no elenco e permanece com nove.

Em campo, o Rubro-Negro terminou invicto a primeira fase, campanha de sete vitórias e quatro derrotas, mas o desempenho não agradava a torcida. As primeiras vaias para Osório aconteceram após o empate em 0 a 0 com o Operário.

No clássico contra o Coritiba, o então técnico discutiu com os torcedores adversários e ainda criticou o nível do Athletiba. “Eu fico muito triste. Esse não pode ser o reflexo do futebol brasileiro. Muito ruim, muito pobre, muito fraco. Impossível que duas equipes de primeira divisão que acreditam em um futebol elaborado, tenham duas chances de gol”.

DERROTA E DEMISSÃO DE TÉCNICO

As criticas sobre o desempenho do Athletico só aumentavam, e a diretoria demitiu Juan Carlos Osório depois a derrota por 1 a 0 para o Londrina, pela ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. Os auxiliares técnicos John Mario Arango e Francisco Yony Londoño também saíram do clube.

CUCA 100%

A diretoria rubro-negro trabalhou rapidamente nos bastidores e contratou o técnico Cuca para a sequência do ano do centenário. O novo treinador estreou com uma goleada por 6 a 0 sobre o Londrina, resultado que resgatou o ânimo dos torcedores.

Na sequência, o Athletico ganhou duas vezes do Operário, nas semifinais, por 2 a 1 e 1 a 0, e do Maringá, na decisão, por 1 a 0 e 3 a 0. Com Cuca, o Furacão somou cinco vitórias no estadual, 13 gols marcados e apenas um sofrido.

Compartilhe