Economia
Venda de carros novos cresce mais de 12% no primeiro semestre no Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Venda de carros novos cresce mais de 12% no primeiro semestre no Brasil

O mercado automotivo chegou perto de um milhão de emplacamentos no período

paranaportal - terça-feira, 10 de outubro de 2023 - 10:47

Após quase três anos de queda, o setor de venda de carros novos começa a dar sinais de recuperação. Na comparação com os primeiros seis meses do ano passado, o volume de vendas representou um crescimento de 12,5%. 

Segundo dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) o mercado automotivo chegou perto de 1 milhão de emplacamentos entre janeiro e junho de 2023. 

“A expectativa é de melhora nos próximos meses e para o ano que vem também. Para isso, vai depender muito das políticas econômicas, de termos uma taxa de juros mais adequada e que a gente tenha, tanto dos veículos produzidos no Brasil quanto dos importados, uma produção contínua sem problemas de fornecimento (de peças) que acabamos tendo nos últimos anos”, afirma o  vice-presidente da Fenabrave, Luís Antônio Sebben, 

O preço médio do carro mais vendido em agosto de 2023 é de R$83 mil. Entre os dez mais vendidos, no mesmo mês, o valor de venda mais alto é de cerca de R$192 mil. Entre os modelos preferidos estão os veículos maiores e com mais conectividade. 

“Os consumidores estão saindo dos veículos tradicionais que  eram os sedãs ou carros pequenos, com menos tecnologia, em busca de produtos de melhor qualidade e que ofereçam mais segurança e conectividade. Então, a oferta dos SUVs, carros maiores com grandes tecnologias, Pick-ups também, e principalmente a tecnologia de substituição ao diesel e a gasolina estão chamando bastante atenção do público. 

Ainda de acordo com a Fenabrave em agosto, as transações de veículos usados atingiram o maior volume no ano até o momento, com mais de 1 milhão e 300 mil unidades.

*Francine Lopes para Paraná Portal.

Compartilhe