Gilson Abreu/AEN

Paraná tem alta na venda de carros seminovos e usados

Foram comercializadas 811.652 unidades nos 8 primeiros meses do ano de 2023

O Paraná teve aumento de praticamente 10% na venda de carros seminovos e usados, de acordo com dados da Assovepar (Associação dos Revendedores de Veículos no Estado do Paraná), que se baseia na Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados).

Em agosto, foram 112.784 unidades vendidas, levando-se em conta carros, motos e comerciais pesados. O aumento exato foi de 9,9% em relação a julho, quando foram vendidas 102.670 unidades.

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o crescimento é de 12,5% em relação ao mesmo período de 2022. Foram comercializadas 811.652 unidades nos 8 primeiros meses do ano de 2023. No ano passado, foram 721.163 unidades.

De acordo com o presidente da Assovepar, César Lançoni Santos, o cenário positivo é justificado por três principais motivos: os preços mais atrativos, a volta gradativa da confiança do consumidor na economia e o incentivo do governo para a compra do carro zero no meio do ano.

Além disso, a previsão é que os números aumentem nessa reta final de ano.

“Tradicionalmente, os últimos meses do ano costumam despertar mais o desejo do consumidor na compra ou troca do seu veículo por um mais novo. Além disso, temos observado a tendência na queda da taxa de juros, o que deve incentivar ainda mais as pessoas a assumirem o financiamento”, afirma ele.