paraná abertura empresasFoto: Geraldo Bubniak/AEN

Paraná reduz 201 horas no tempo médio para abrir uma empresa

A Jucepar bateu recorde no tempo de abertura em fevereiro deste ano.

De 2019 a 2024, o Paraná saiu da penúltima posição do ranking de estados mais lentos para se abrir uma empresa à segunda colocação como Estado mais rápido no processo.

Segundo o governo estadual, a diminuição de burocracias resultou na redução de 201 horas ou 12,6 mil minutos, o que dá mais de uma semana.

“Antes praticamente todos os processos eram físicos. E essa foi a grande sacada. Tanto que quando chegou a pandemia a Junta Comercial só fechou a porta física, porque continuou atendendo normalmente via online”, afirma presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, sobre a digitalização dos processos.

PARANÁ CRESCE NA LISTA DOS ESTADOS MAIS RÁPIDOS PARA SE ABRIR UMA EMPRESA

Em 2019, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) levava 8 dias e 18 horas para processar a abertura de uma empresa. O Estado só não era mais lento do que Santa Catarina, que à época levava 9 dias e 4 horas.

Em fevereiro de 2024, a Jucepar bateu recorde no tempo de abertura, com apenas 9 horas e 32 minutos.

Com esse tempo, o Paraná ficou atrás somente de Sergipe, que levou 5 horas e 22 minutos para concluir um processo. A diferença é que a Jucepar avaliou 6.720 processos, Sergipe processou 430.

Há dois anos o Paraná não leva mais do que um dia para abrir uma empresa. A última marca acima de 24 horas foi em fevereiro de 2022, quando a Jucepar levou em média 1 dia e 2 horas para concluir o processo.