Economia
Paranaenses aprimoram currículo profissional com projeto do Governo do Estado
(Foto: Karolina Fabbris Pacheco/AEN)

Paranaenses aprimoram currículo profissional com projeto do Governo do Estado

Projeto planeja qualificar 21,2 mil profissionais até o fim do ano

Brenda Iung - sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 19:50

O Governo do Paraná espera qualificar profissionais em 250 municípios até o fim de 2024. Com um investimento de R$ 26,6 milhões, o estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, oferece cursos gratuitos.

O projeto conta com 21,2 mil vagas em diferentes regiões do estado. E há nove modalidades de cursos diferentes: Qualifica Paraná (que já habilitou 3,5 mil paranaenses desde janeiro), Carretas do Conhecimento, Bora Paraná, Mais Qualificação, Start Code (T.I), Projeto Mídias Digitais, Instituto Êxito (EAD), Escola do Trabalhador 4.0 (EAD) e Seminário Temático.

Com eles, os paranaenses podem aprimorar o currículo (como as ações voltadas para elétrica, mecânica, tecnologia) ou empreender (ao ingressar em cursos como confeitaria, panificação e mídias digitais).

“Os investimentos feitos pelo Governo do Estado em qualificação profissional aumentaram substancialmente, posicionando o Paraná como um dos principais polos de qualificação profissional gratuita do País”, destaca o secretário Mauro Moraes, responsável pela pasta.

O objetivo é ampliar esses projetos gratuitos para cidades com a população inferior a 50 mil habitantes e que não contem com a oferta de formação técnica gratuita em um raio de até 80 quilômetros.

Incentivo para o programa de qualificação profissional do Governo do Paraná

Como um incentivo, a iniciativa prevê um subsídio de R$ 600 para alunos matriculados e com frequência regular nos cursos — o valor é pago em duas parcelas e pode ser recebido por qualquer um dos alunos, independentemente de estar ou não no mercado de trabalho.

Para se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos no Paraná

Os cursos gratuitos oferecidos pelo Governo do Paraná contam com vagas e modalidades em diferentes regiões do estado. Há, ainda, opções para os períodos da manhã, da tarde e da noite.

Para conhecer os cursos disponíveis perto da sua região e se inscrever no projeto, clique aqui.

*Com assessoria

Compartilhe