Colunas
Sintonizando com momentos de “Ação de Graças (Thanksgiving Day)”…

Sintonizando com momentos de “Ação de Graças (Thanksgiving Day)”…

Com as turbulências do dia-a-dia, se faz importante agradecer, aos desafios e conquistas, de cada instante… entenda melhor o “Thanksgiving Day”:

Janaina Chiaradia - domingo, 4 de dezembro de 2022 - 08:05

Os tempos são de: preciosos pensamentos…

Os dias estão estranhos, a vida parece passar em alta velocidade, e os instantes do cotidiano, um soprar ao final de cada fase…

E mesmo assim, os desafios em geral são superados, as metas por vezes atingidas, e as loucuras da atual sociedade, transformadas em resultados… e esses dependem do plantio de cada um…

Com essas determinações, seguimos rumo aos objetivos imaginados, passando por eventuais complexidades, mas com o fim a ser explorado.

Essa é a vida, cada ser tem opção de almejar de maneira mais amenizada, ou por meio de lamentações…

O fato é que, em todo tempo, e em todo lugar, nosso coração deve transbordar agradecimentos, e que esses possam ser celebrados, independente das dificuldades ou facilidade enfrentadas.

Após uma conversa com um amigo querido, a vontade de escrever a respeito de tudo, renasceu, e o agradecimento se fortaleceu no meu interior… Lembrar do ano que passou, das fases encerradas, e do que ainda está por vir, fez a escrita voltar à tona, e os projetos por um instante arquivados, iniciarem as tratativas, afinal, é tempo de agradecer.

Ao assistir aos vídeos semanais de Felipe Folgosi, me deparei com análise desse tema tão importante para todos, o dia de “Ação de Graças (Thanksgiving Day)”, dos quais, algumas reflexões passo a compartilhar:  

No primeiro vídeo, há menção da ligação com a festa dos tabernáculos, ocasião em que, Moisés ordenava aos hebreus que deixassem suas casas, para passar um tempo em tendas, para que pudessem lembrar do tempo em que passaram no deserto.

“Assim, começando no décimo quinto dia do sétimo mês, depois de terem colhido o que a terra produziu, comemorem a festa do Senhor durante sete dias; o primeiro dia e também o oitavo serão dias de descanso. No primeiro dia vocês apanharão os melhores frutos das árvores, folhagem de tamareira, galhos frondosos e salgueiros, e se alegrarão perante o Senhor, o Deus de vocês, durante sete dias. Comemorem essa festa do Senhor durante sete dias todos os anos. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações; comemorem-na no sétimo mês. Morem em tendas durante sete dias; todos os israelitas de nascimento morarão em tendas, para que os descendentes de vocês saibam que eu fiz os israelitas morarem em tendas quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês (Levítico 23:39-43)”.

É muito fácil se acostumar com as coisas, se habituar com nosso cotidiano, sem ao menos agradecer pela vida… contudo Deus em sua sabedora, nos direciona para que possamos valorizar nossas conquistas e desafios superados.

Na época de Moisés, o intuito era que o povo lembrasse do tempo de escravidão no Egito, do percurso no deserto, e principalmente da dependência de Deus, em todos os momentos da vida.

A obediência aos princípios sagrados, se reflete na fidelidade de Deus, que ao apreciar os atos de cada um, faz a honra da graça se tornar real.

Os dons e as bênçãos não podem ser menosprezados, mas sim valorizados, desde o simples fato do respirar ao acordar, do desenvolver as atividades diárias, e o descansar ao anoitecer.

Cultuar ações de graças no cotidiano de cada ser, alegra e transparece em sorrisos na face do Senhor… 

O importante é o tempo, precioso por si só, não só para lembrar dos momentos especiais da vida, mas para agradecer, em todo tempo e lugar!

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:4-7)”.

Afinal, vivemos em estações, e em cada uma delas, possamos agradecer ao Senhor, eliminando qualquer forma de murmuro ou lamentação… Alegria e gratidão, desde o amanhecer, até o descanso merecido, e o trono seja direcionado, único e exclusivamente ao Altíssimo!

“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. (Deuteronômio 6:4,5)”.

Que Deus abençoe nossa semana, nossos pensamentos, e atos que venhamos a praticar!

“Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem. Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome. Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! (Salmos 34:1-8)”.

Assistam aos vídeos indicados, para que os pensamentos de gratidão, possam invadir ainda mais os momentos da rotina diária:

Abraços a todos, um ótimo início de semana!

Janaina Chiaradia  

Compartilhe