Os estúdios de boot camp e o novo mercado de fitness
Para se adaptar às necessidades da vida moderna, academias de todos os portes têm ajustado os equipamentos e os serviços oferecidos para fidelizar os clientes
A nova tendência mundial do mercado de fitness são os estúdios de boot camp, yoga, bike indoor e treinos de força. O conceito principal é uma atividade rápida, hora marcada e um treinador (coach) à sua disposição.
A hora marcada facilita a vida das pessoas com rotina muito corrida, mas que precisam suar, fazer cardio, treinar força, pliometria, flexibilidade e mobilidade. E, dependendo da modalidade que você pratica, dá pra fazer tudo isso em apenas uma aula.
Mas não é apenas o benefício da atividade. As músicas e a iluminação acompanham os ritmos dos treinos. Equipamentos de última geração e shakes exclusivos fazem com que a experiência seja incrível e se transforme em lifestyle.
Uma academia que interage constantemente com as redes sociais e um treino super instagramável, atraem milhares de jovens no mundo inteiro. No exterior, a americana Orange Theory domina o mercado com mais de 1.200 unidades espalhadas por diversos países, tornando-se uma das maiores potências do mercado de fitness.
No Brasil, os estúdios de bike indoor vieram antes com a velocity que fez uma parceria com a blogueira de fitness Gabriela Pugliesi e agora lançaram o Kore, um estúdio de funcional. Mas quem veio forte mesmo foi a gigante Bio Ritmo, dona das academias Smart Fit. Elas vieram com tudo, com estúdios de corrida e funcional (race), boxe, musculação (tônus) e inovaram com aulas de Yoga (vidya) em uma sala aquecida. O projeto de expansão está indo de vento em popa e, no início deste ano, já inauguraram o primeiro estúdio na Europa, com sede em Portugal.
Em Curitiba, contamos com os estúdios Race, Vidya e Boxe, no Shopping Pátio Batel.
Como a novidade está bombando, aulas são super concorridas e é preciso reservar horário com antecedência.
Academias locais também estão seguindo a mesma tendência mundial. A Barigui Cross Fit, além das aulas de Ciclismo indoor, lançaram a Rise, com estúdios equipados com máquinas de remo, esteiras, bicicletas e funcional. Uma das unidades, oferece aula de musculação, o power camp, produto que se assemelha ao tônus da Bio Ritmo. Quem também lançou uma sala de boot camp foi a Arbor Cross Fit, do bairro Água Verde.
No mercado fitness, da década de 90, vivemos o período das grandes academias com muitos serviços, parecidas com um clube e com mensalidades mais caras. Logo depois, o Cross Fit também veio muito forte, mas poucos sobreviveram até hoje. Nos últimos anos, as academias médias – com bons equipamentos e poucos serviços, a uma mensalidade mais baixa – dominaram o mercado. Será que chegou a hora dos estúdios menores e aulas em grupo? Tudo indica que sim.
Como negócio – apesar do capricho de algumas unidades, o investimento é menor – pelo tamanho da estrutura física, por outro lado, a dedicação é maior, tendo em vista que a qualidade das aulas é o que fideliza ou não os alunos.
João Arruda é bacharel em Ciência da Saúde Integrativa pela Stetson University. Editor e apresentador do videocast Mundo Real. Acompanhe nas redes sociais: