Colunas
Greca, Curi e Pimentel, os nomes da sucessão no Paraná

Greca, Curi e Pimentel, os nomes da sucessão no Paraná

Começa a surgir nos bastidores da politica os prováveis sucessores ao Governo do Estado em 2026. Pimentel está praticamente certo para assumir a Prefeitura de Curitiba.

Pedro Ribeiro - sábado, 29 de julho de 2023 - 10:17

O cenário político ao Governo do Estado do Paraná para 2026 já está praticamente desenhado nas planilhas dos estrategistas do Palácio Iguaçu, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Curitiba. Embora ainda não seja consenso entre os caciques da politica paranaense, mas as peças já estão no tabuleiro e só falta o cheque mate. Chapa pura.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), deverá ser o candidato ao Palácio Iguaçu tendo, como seu vice, o deputado Alexandre Curi, também do mesmo partido. Greca tem mais de 60% de aprovação dos curitibanos e Curi é, hoje, um dos parlamentares com grandes chances de, também, assumir o governo.

Nesse desenho, o governador Ratinho Junior (PSD) colocará seu nome para análise do partido com objetivo de ser o candidato da legenda à Presidência da República. O governador já vem trabalhando neste sentido a partir do momento em que reforçou sua assessoria de comunicação com especialistas em campanhas de São Paulo.

Diante deste quadro, apenas uma certeza: a candidatura do secretário de Estado das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, à Prefeitura de Curitiba. Pimentel vem se destacando na gestão municipal e mostrando competência para assumir o Palácio 29 de março. A vice de Pimentel ainda está em aberto.

Como estamos há mais de três anos do pleito ao Governo do Estado, tudo pode mudar. O deputado Alexandre Curi (PSD) é, hoje, forte candidato ao Palácio Iguaçu e, embora não confirme a intenção, tem trabalho em praticamente todos os municípios, além de ser um dos mais votados à Assembleia Legislativa.

Ao comentar com deputados amigos sobre este quadro político no Paraná, a maioria concorda com este desenho. A oposição, no entanto, ainda aguarda ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu braço-forte no Estado, a Itaipu Binacional, para tentar mostrar que o PT está de olho nos eleitores paranaenses.

Compartilhe