Colunas
As lições e trajetória de vida de um empresário que acredita e trabalha
(Foto: Paraná Portal)

As lições e trajetória de vida de um empresário que acredita e trabalha

Acreditar e trabalhar, as palavras de ordem do empresário Joel Malucelli

Pedro Ribeiro - domingo, 2 de junho de 2024 - 10:42

Há exatos 20 anos, o empresário Joel Malucelli, fundador do grupo JMalucelli, dizia a um grupo de jovens que, em sua trajetória na área dos negócios, sempre levou consigo e que também agora passava adiante aos iniciantes na vida empresarial, duas palavras: acreditem, trabalhem.

Essas duas palavras ainda estão no dia a dia do empresário que continua acreditando e não parou de trabalhar. Lembrava, à época que foi assim que começou sua vida, acreditando e trabalhando. “Não nasci em berço de ouro e minha vida nunca foi fácil. Pelo contrário”, disse.

Depois de um breve histórico de sua vida, onde pontuou que começou a trabalhar com 10 anos de idade e que passou por vários desafios, Malucelli também destacou a valorização que sempre deu aos amigos, justificando que sempre trabalhou com modéstia, simplicidade e humildade, o que o ajudou a conquistar amigos e ampliar seus negócios.

O que Malucelli disse à época, 20 anos atrás, não deixa de estar atualizado e seu recado projetava para o futuro empresarial em uma nação como o Brasil. “Por trás das riquezas das nações estão as empresas e os empresários”.

Para ele, a riqueza só se produz nas empresas. Para se ter um país próspero, equilibrado, onde todos os setores tenham níveis de desenvolvimento equiparados aos países desenvolvidos, só é possível através de um tecido empresarial vasto, diversificado e sólido.

Não podemos esperar grandes coisas dos nossos políticos e dos nossos governantes, porque estamos há mais de quatro décadas esperando o que nos prometem e não cumprem. Pelo contrário, só nos atrapalham quando se trata de negócios.

Diante desses terríveis quadros em que passamos, reitero a vocês que é o empresário que ainda mostra competência, contabilizando, mesmo assim, um bom nível de produção e exportação, o que gera renda e emprego.

Em sua palestra, Joel Malucelli mais uma vez justificou as duas palavras do início: acreditar e trabalhar. “É disso que gostaria que vocês fizessem porque é só isso que salvará o nosso País”.

No final, o empresário, um dos mais respeitados do Paraná, citou uma frase: “nunca foi tão grande a distância entre o que somos e o que poderíamos ser”.

O otimismo em relação ao País, embora fragilizado do ponto de vista político, continua na cabeça desse privilegiado empresário paranaense que, hoje, acompanhando os desfechos da nossa política, das ações de governo, se dedica, em grande parte, a promoção social, através do Instituto Joel Malucelli, contribuindo com doações a entidades filantrópicas, como hospitais, APAEs e como agora, onde enviou vários caminhões de mantimentos, roupas e água para o Rio Grande do Sul, além de emprestar avião para a a Igreja Batista de Curitiba, como o mesmo objetivo.

Desse pronunciamento aos jovens de 20 anos atrás, Malucelli disse que reconhece em alguns deles o sucesso alcançado, o que o deixa ainda mais feliz.

Alguns deles, me recordo, são meus amigos e os acompanho na ascensão empresarial.

Por fim, “gostaria que todos, não apenas os empresários paranaenses, mas de toda a nação, deixassem de lado as promessas de governos que sabemos não serão cumpridas ou que demorarão para acontecer, que continuem acreditando e trabalhando. Temos uma vida pela frente”.

Compartilhe