Colunas
Apesar das pedras no caminho, safra de soja baterá recorde no Paraná

Apesar das pedras no caminho, safra de soja baterá recorde no Paraná

Paraná se prepara para colher safra recorde de 21 milhões de toneladas de soja. Setor do agro está preocupado com logística de transportes.

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023 - 18:29

Quando disse que a Federação da Agricultura do Estado do Paraná está pronta para avançar em 2023, seu presidente, Ágide Meneguette, já apostava nos números de uma produção recorde de soja no Estado na safra 2022/23 que deve chegar a 21 milhões de toneladas. Também sabia e alertava sobre as dificuldades das pedras que estão no caminho do agro, a começar pelo emblemático problema do novo modelo de pedágio nas rodovias paranaenses e os transtornos vividos pelos transportadores na BR-277, com filas que demoram até cinco horas para chegar ao destino, o Porto de Paranaguá.

Meneguette, durante Assembleia Geral da Faep, não deixou de incentivar o setor, afirmando que “independente do cenário, precisamos trabalhar. E o Sistema Faep/Senar Paraná vai dar todo o suporte para que os agricultores e pecuaristas paranaenses possam continuar a produzir com conhecimento, tecnologia e segurança jurídica”. Relatou, em seu discurso, que “tivemos muitas ações e conquistas em 2022, mas o trabalho não pode diminuir de ritmo. Continuaremos atentos às causas e prioridades de nossos produtores, sempre contando com o apoio dos políticos do nosso Estado que representam o setor”.

Dados publicados na revista “Boletim Informativo” dos Sistema Faep/Senar mostram que os agricultores do Paraná se preparam para colher safra recorde, após quebra histórica no ciclo passado. Número a ser batido é 20,7 milhões de toneladas da temporada 2019/2. Depois de um tombo histórico na Safra 2021/22, os produtores rurais do Paraná se preparam para retomar

o fôlego na corrida pela produtividade nos grãos. Até então, apesar do alongamento do ciclo por conta de temperaturas mais baixas que o normal no início do plantio e alguns problemas localizados, o Estado deve colher uma safra de soja recorde, batendo as 20,7 milhões de toneladas.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), serão colhidos perto de 21 milhões de toneladas de soja nesta safra, 9 milhões a mais em relação ao último ciclo, quando a produção mal passou das 12 milhões de toneladas. Por isso, com praticamente tudo jogando a favor das lavouras, há uma sensação de otimismo no campo.

A equipe da revista Boletim Informativo, percorreu o Estado fazendo o Giro da Safra por cinco regiões do Estado, para constatar como está o andamento da temporada 2022/23. A viagem ocorreu entre os dias 6 e 10 de fevereiro, passando pelas regiões de Guarapuava, Cascavel, Campo Mourão, Maringá e Tibagi.

“Depois de temporadas com perdas severas, essa safra tem tudo para ser cheia, permitindo que o produtor volte a se capitalizar. E sabemos que quando o campo vai bem, a economia dos municípios do Paraná vai bem também”, pontuou o presidente Ágide Meneguette. 

Fonte: Boletim Informativo Faep/Senar

 

 

Compartilhe