Geral
Vestibular dos Povos Indígenas aplica provas para 363 estudantes

Vestibular dos Povos Indígenas aplica provas para 363 estudantes

O número de indígenas matriculados no Ensino Superior cresceu 374% na última década. Eles representam 0,5% do total de alunos

Redação - segunda-feira, 8 de maio de 2023 - 19:20

O Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná foi concluído. As provas foram aplicadas no domingo (8) e nestas segunda-feira (9) nas cidades de  Curitiba, Cornélio Procópio, Londrina, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Santa Helena. O resultado final será divulgado em 31 de maio. O boletim de desempenho será divulgado apenas em novembro.

Segundo o Governo do Paraná, participaram do processo seletivo um total de 363 indígenas. O vestibular oferece um total de 52 vagas.

São 10 vagas disponíveis na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Outras 42 vagas estão distribuídas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar).

O Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2023 foi organizado pela Unicentro. Uma prova oral de Língua Portuguesa foi aplicada no primeiro dia. No segundo, os estudantes fizeram os provas objetivas de de Português (interpretação de texto), Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia e Línguas Estrangeiras e Indígenas (Inglês, Espanhol, Guarani ou Caingangue), e uma redação.

INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR

Segundo o Ministério da Educação, o número de indígenas matriculados no Ensino Superior cresceu 374% na última década. Havia menos de 10 mil indígenas matriculados em universidades até o ano de 2010. Em 2021, esse número havia saltado para 46 mil estudantes. Os indígenas representam 0,5% do total de alunos no Ensino Superior. O número é proporcional à população indígena do Brasil.

No Paraná, até o ano passsado, apenas 291 estudantes indígenas estavam matriculados na UFPR ou em universidades públicas estaduais. Eles ingressaram no Ensino Superior por meio do Vestibular dos Povos Indígenas. Outros 195 indígenas já se formaram no Paraná, dos quais 92 concluíram a graduação nos últimos quatro anos.

INDÍGENAS NO PARANÁ

Segundo dados da Cuia (Comissão Interinstitucional para Acompanhamento dos Estudantes Indígenas), o Paraná tem aproximadamente 13,3 mil indígenas. Sete em cada 10 pertecem ao povo caingangue.

O Governo Federal reconhece oficialmente 23 territórios indígenas com terras demarcadas no Paraná: Apucarana, Avá-Guarani do Ocoí, Barão de Antonina, Boa Vista, Cerco Grande, Faxinal, Herarekã Xetá, Ilha da Cotinga, Ivaí, Laranjinha, Mangueirinha, Marrecas, Palmas (divisa com Santa Catarina), Pinhalzinho, Queimadas, Rio Areia, Rio das Cobras, Sambaqui, São Jerônimo, Tekohá Añetete, Tekoha Itamarã, Tibagy/Mococa e Yvyporã Laranjinha.

Compartilhe