Geral
Dengue: casos e mortes dobram no Paraná em apenas um mês

Dengue: casos e mortes dobram no Paraná em apenas um mês

Os números da dengue são atualizados semanalmente pela Secretaria da Saúde e mostram a gravidade da evolução da doença

Redação - segunda-feira, 8 de maio de 2023 - 19:05

Em apenas quatro semanas, o Paraná confirmou mais de 20 mil casos de dengue e superou o acumulado nos sete primeiros meses do atual ciclo epidemiológico. As notificações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti começaram a crescer no final de fevereiro e dispararam em abril.

O número de mortes por complicações da dengue também aumentou de forma significativa. Nove dos 21 óbitos confirmados no ciclo atual, iniciado em agosto do ano passado, foram registrados nos últimos 30 dias.

Os números da dengue no Paraná são atualizados semanalmente pela Secretaria de Estado da Saúde. O boletim de arboviroses, geralmente publicado nas terças-feiras, também apresenta números de outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como febre chikungunya e zika vírus. O próximo documento deve ser publicado nesta terça-feira (09)

Na última semana, o Paraná incluiu 6.889 casos novos de dengue em um período de sete dias – uma média de quase mil diagnósticos diários.

No mesmo período, foram seis mortes causadas pela doença. Desde agosto de 2022, quando começou o atual ciclo epidemiológico, o estado acumula pouco mais de 35 mil casos e 21 óbitos.

Em relação à febre chikungunya, no acumulado desde agosto, são 283 casos confirmados e dois óbitos. No atual ciclo epidemiológico, o Paraná não registrou nenhum caso de zika vírus.

*Com informações da BandNews FM

Compartilhe