Geral
Usina de Itaipu volta a abrir duas calhas do vertedouro

Usina de Itaipu volta a abrir duas calhas do vertedouro

A medida havia sido adotada também ao longo do feriado prolongado de Carnaval, para o escoamento do excedente de água.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023 - 08:19

A usina hidrelétrica de Itaipu, na região de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, voltou a abrir duas calhas do vertedouro, ao mesmo tempo, neste domingo (26). A medida havia ocorrido também ao longo do feriado prolongado de Carnaval, para o escoamento do excedente de água.

Antes disso, a última abertura simultânea no reservatório havia sido realizada na Itaipu em março de 2016. Conforme a administração da usina, o vertimento nas duas calhas ocorreu entre 4h e as 18h. A vazão máxima prevista era de 11 milhões de litros de água por segundo (11 mil m3/s), equivalente a sete vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.

O aumento da liberação de água em hidrelétricas a montante (acima) do reservatório, com na usina de Rosana (SP), associado ao alto volume de chuvas registrado nas bacias incrementais de Itaipu nos últimos dias, motivaram a operação.

O gerente do Departamento de Operação do Sistema de Itaipu, Rodrigo Pimenta, explica que o escoamento da água não utilizada na geração de energia é necessário para garantir a segurança da barragem. “Itaipu tem tentado segurar o máximo de água possível no reservatório, mas houve aumento da liberação de água em outras usinas a montante, além da previsão de mais chuvas”, disse.

Na quarta-feira (1º), a água pode atingir 35 casas do bairro San Rafael, em Cidade do Leste, no Paraguai. As famílias já estão sendo retiradas das casas pela Assessoria de Responsabilidade Social de Itaipu (margem paraguaia), e levadas para abrigos seguros. Não há previsão de as cheias atingirem estruturas no lado brasileiro.

Compartilhe