Geral
Operação Verão termina com dez mortes nas praias do Paraná

Operação Verão termina com dez mortes nas praias do Paraná

Todos os óbitos foram registrados em áreas não monitoradas por guarda-vidas. Houve ainda 1.284 salvamentos em situação de afogamento

Ana Flavia Silva - segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023 - 16:15

Dez pessoas morreram nas praias do Paraná durante a Operação Verão 2022/2023. O balanço final foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (27) e considera os dados entre o dia 17 de dezembro de 2022 e 26 de fevereiro de 2023, enquanto a Operação esteve ativa. 

Todos os óbitos foram registrados em áreas não monitoradas por guarda-vidas. Segundo a Capitã Thayane Batista de Lima, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Paraná, este foi o principal fator que contribuiu para que as vítimas não fossem resgatadas com vida. “Para que a Operação Verão ocorra de forma segura e tranquila, precisamos da conduta segura do banhista. O guarda-vidas trabalha de forma preventiva, mas o banhista precisa tomar condutas seguras, como buscar regiões protegidas”, ressalta.

SALVAMENTOS E AÇÕES PREVENTIVAS

Segundo o relatório, 1.284 salvamentos em situação de afogamento foram realizados no período. As equipes também fizeram 162.997 ações preventivas e atenderam 5.514 casos de contato com caravelas ou águas-vivas. Foram entregues, ainda, 11.800 pulseiras de identificação e 549 crianças foram localizadas após terem se perdido dos pais ou responsáveis.

Mesmo com o fim da Operação Verão, ainda haverá pontos monitorados nas praias paranaenses. “Nosso trabalho continua. Temos postos de guarda-vidas que estarão ativos até o dia  1º de maio. É muito importante que os banhistas procurem as áreas protegidas e não se coloquem em situação de risco. Muitas pessoas que se afogam dizem que sabem nadar, mas essa não é uma condição que protege o banhista. Ele realmente deve procurar uma área protegida”, descata a capitã.
 

Compartilhe