Geral
Universidade de Curitiba sedia Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Universidade de Curitiba sedia Conferência Municipal de Segurança Alimentar

O evento é aberto à comunidade e busca debater e estabelecer estratégias e políticas voltadas para a segurança alimentar e nutricional da população curitibana.

Redação - sexta-feira, 14 de julho de 2023 - 11:59

A UniCuritiba sedia, a partir desta sexta-feira (14), a Conferência Municipal de Segurança Alimentar, em Curitiba. O evento é aberto à comunidade e conta com uma programação de palestras, debates e coleta de alimentos não-perecíveis, e acontece no campus da instituição, no bairro Rebouças.

A escalada no número de brasileiros que convivem com a fome é um dos reflexos da pandemia de Covid-19. No final de 2020, 19,1 milhões de brasileiros enfrentavam a insegurança alimentar. No ano passado eram 33,1 milhões sem ter o que comer.

O objetivo central da conferência é debater e estabelecer estratégias e políticas voltadas para a segurança alimentar e nutricional da população curitibana. Através da participação de representantes da sociedade civil, setor produtivo e poder público, busca-se fortalecer os compromissos políticos na promoção da soberania alimentar e na garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

A iniciativa do evento Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.

As propostas aprovadas durante a conferência municipal terão continuidade nas etapas regional, estadual e federal, onde serão submetidas à análise e apreciação. Caso aprovadas em todas as instâncias, essas propostas estabelecerão critérios, diretrizes e proposições que integrarão o 3º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser implementado no período de 2024 a 2027.

Um posto de coleta de alimentos não-perecíveis foi montado no UniCuritiba, onde a comunidade poderá fazer doações que serão revertidas a entidades assistenciais, associações, institutos e fundações sem fins lucrativos cadastrados no Banco de Alimentos de Curitiba.

A coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba e professora do curso de Nutrição, Maria Fernanda Koch Temporal, ressalta a importância do evento. “Precisamos buscar caminhos para erradicar a fome e garantir que toda a população tenha acesso à alimentação de qualidade. A Comsan é um evento focado nisso e está aberto à comunidade interessada em discutir o tema”, informa a nutricionista, representante do UniCuritiba no evento.

Segurança alimentar e nutricional

No Brasil, mais da metade da população vive com algum grau de insegurança alimentar, sem ter acesso regular e permanente a alimentos. No Paraná, 46,5% das pessoas enfrentam a mesma situação de incerteza em relação à próxima refeição, com dificuldades para garantir a qualidade alimentar ou a quantidade suficiente de alimentos. Para 8% dos paranaenses, a insegurança alimentar é grave.

Acabar com a fome no país é um desafio e na avaliação da nutricionista Nathalie Alves do Santos, envolve esforço e ações intersetoriais e transversais, principalmente nas áreas da saúde, educação, assistência social, agricultura e meio ambiente. “Em um país com tamanha desigualdade social existem muitos entraves que precisam ser superados, principalmente com políticas públicas efetivas”, avalia.

O acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente é um direito de todos, reforça a nutricionista. “A alimentação precisa ser garantida sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.”

Serviço – 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba

Quando: 14/07 (sexta-feira), das 19h às 22h e 15/07 (sábado), das 8h às 17h.
Onde: UniCuritiba – Rua Chile, 1.678, bairro Rebouças.
Evento aberto à comunidade mediante credenciamento no local

Compartilhe