Geral
Ações de abordagem e acolhimento da FAS são intensificadas até terça (18)

Ações de abordagem e acolhimento da FAS são intensificadas até terça (18)

A operação foi estendida por causa da previsão de temperaturas mais baixas nos próximos dias. Mínima no fim de semana deve ser de 5ºC em Curitiba

Ana Flavia Silva - sexta-feira, 14 de julho de 2023 - 19:15

As ações de abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua serão intensificadas em Curitiba até a próxima terça-feira (18). As equipes da Fundação de Ação Social (FAS) iriam encerrar as atividades neste domingo (16), mas diante da previsão de temperaturas mais baixas, o serviço foi estendido. A iniciativa faz parte da Operação Inverno, lançada em maio, que visa intensificar o atendimento à população em situação de rua.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura mínima na cidade poderá atingir 5°C, com sensação térmica de 1°C no fim de semana. Além disso, na segunda e na terça está prevista a chegada de chuva, o que aumenta o risco para as pessoas em situação de rua.

As equipes estarão em atividade das 18h a 1h, percorrendo a cidade em busca ativa de pessoas desabrigadas e respondendo às solicitações recebidas pela Central 156.

VAGAS DE ACOLHIMENTO

Atualmente, a FAS disponibiliza 1.591 vagas distribuídas em 30 unidades oficiais e parceiras para o acolhimento das pessoas em situação de rua. Além de abrigo, elas têm acesso a alimentação e banheiros onde podem fazer a higiene.

Durante o dia, a abordagem às pessoas em situação de rua é realizada pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) nas diferentes regionais da cidade. Nos demais horários, a CES assume essa responsabilidade.

Pessoas com problemas de saúde recebem atendimento especializado, com monitoramento constante por parte das equipes e encaminhamento para unidades de saúde do município, quando necessário.

CENTRAL 156

Quem encontrar pessoas em situação de rua pode acionar para a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156 para chamar as equipes de abordagem.

Compartilhe