Geral
UEL abre inscrições para o Vestibular 2023 nesta quinta

UEL abre inscrições para o Vestibular 2023 nesta quinta

A Universidade de Londrina oferta 2.541 vagas em 52 cursos de graduação; locais de prova da 1ª fase foram ampliados e incluem Curitiba.

Redação - quinta-feira, 25 de agosto de 2022 - 07:33

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre, nesta quinta-feira (25), as inscrições para o Vestibular 2023. O processo seletivo marca o retorno ao modelo em duas etapas e a ampliação dos locais de prova para outras quatro cidades do Paraná.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), pelo endereço www.cops.uel.br. O prazo termina dia 10 de outubro. A taxa de inscrição custa R$ 167.

Curitiba é um dos municípios que recebe pela segunda vez a prova da 1ª fase da UEL, marcada para 5 de março do próximo ano. A coordenadora da Cops, Sandra Garcia, afirma que a descentralização para a cidade possibilita que candidatos da Capital, de diversas regiões do Paraná e de outros estados consigam fazer o Vestibular da UEL.

Os outros municípios onde a prova da 1ª fase será aplicada são Londrina, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. Já a 2ª fase, marcada para os dias 2 a 4 de abril, será somente em Londrina

Pelo Vestibular, a UEL oferta 2.541 vagas em 52 cursos de graduação. Outras 559 vagas são oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), totalizando 3.100 vagas anuais.

Inscrições

Antes de iniciar a inscrição para o Vestibular 2023 da UEL, os candidatos devem realizar um cadastro prévio, com login e senha, no site da Cops. Nesta etapa, deve ser realizada a leitura e aceite dos termos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para avançar até o formulário. 

“No formulário, os candidatos farão a opção pelo curso e encontrarão o número de vagas e percentual de cotas. Também deve indicar se é ou não candidato treineiro e optar pela língua estrangeira. A primeira recomendação é ler o Manual do Candidato”, aponta a coordenadora da Cops, Sandra Garcia.

Após realizado este procedimento, os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 167,00. A confirmação da inscrição é após o pagamento, com exceção dos candidatos que conseguiram isenção da taxa. Sandra Garcia informa que, nesta edição, 1920 candidatos conseguiram isenção de 100% da taxa de inscrição. 

Provas 

O Vestibular 2023 da UEL marca ainda o retorno ao modelo em duas etapas. A 1ª fase do Vestibular UEL será aplicada no dia 5 de março de 2023, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática).

Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, que será nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando serão cobradas questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e a Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4.

A prova de Habilidades Específicas do curso de Música, aplicada ainda neste ano, no dia 4 de dezembro, será realizada exclusivamente em Londrina. 

O resultado final do Vestibular 2023 sai em 4 de maio, no site da Cops, data em que será divulgada a lista da 1ª convocação.

“O Vestibular em duas etapas traz características muito específicas da UEL. É uma prova que preza pela interpretação, com questões que envolvem diversos conhecimentos. É uma prova temática e as questões são interdisciplinares. O estudante precisa ler com atenção para interpretar aquilo que está sendo solicitado”, lembra Sandra Garcia.

Compartilhe