Geral
Temporal: mais de 40 mil casas seguem sem luz, diz Copel

Temporal: mais de 40 mil casas seguem sem luz, diz Copel

A maioria dos consumidores que seguem sem luz são da região Leste do Estado; Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul e São José dos Pinhais têm a situação mais grave.

Angélica Fenley Belich - sexta-feira, 14 de julho de 2023 - 10:01

Mais de 40 mil casas seguem sem luz no Paraná na manhã desta sexta-feira (14), de acordo com a Copel. A empresa ainda busca restabelecer a rede de energia elétrica no Estado após as fortes rajadas de vento registradas nesta semana.

Conforme a atualização mais recente, 31.666 consumidores estão sem energia na região Leste do Paraná. A região foi a última a ser afetada no Estado pela passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do país, na última quarta-feira (12).

As equipes da Copel precisam atender 1.404 serviços espalhados por mais de 30 municípios. Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul e São José dos Pinhais são as cidades com a situação mais grave e onde a Companhia reforçou o atendimento.

A falta de luz também causa outros transtornos à população, como a falta de água. Mais de 70 bairros de Curitiba e municípios vizinhos estão desabastecidos pela queda de energia, segundo a Sanepar.

Os demais paranaenses que seguem sem luz estão espalhados por outras regiões. Ao todo, o fornecimento de energia está interrompido para 43.261 consumidores.

Estragos na rede elétrica deixam paranaenses sem luz

Ao todo, mais de 700 mil consumidores foram afetados pelo temporal desta semana, com ventos que superaram os 90 km/h. A ventania provocou diversos danos à rede elétrica, como quebra de postes e queda de árvores sobre as estruturas. Parte da rede da Copel, inclusive, precisou ser reconstruída.

A empresa informou, ainda, que 94% dos consumidores que estavam sem energia já tiveram o serviço restabelecido.

Mais de 1.700 profissionais seguem mobilizados para consertar a rede elétrica. A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos.

De acordo com a Defesa Civil, ao menos 18 cidades registrados estragos por conta dos ventos fortes, e outras 26 sofreram danos como queda de árvores e falta de luz.

Compartilhe