Geral
Temperaturas despencam e Curitiba reforça acolhimento social

Temperaturas despencam e Curitiba reforça acolhimento social

Os termômetros devem registrar mínima de 5º C nas próximas noites, com sensação térmica de até 0º C segundo o Simepar.

Guilherme Grandi - sexta-feira, 14 de julho de 2023 - 07:17

Com a previsão de queda acentuada nas temperaturas, Curitiba vai reforçar o acolhimento sociais às pessoas em situação de rua a partir desta sexta-feira (14). Os termômetros devem registrar mínima de 5º C nas próximas noites, com sensação térmica de até 0º C segundo o Simepar.

Conforme a prefeitura, o reforço no atendimento será mantido, pelo menos, até a noite do próximo domingo (16). A cidade conta atualmente com 1.591 vagas de acolhimento nos abrigos.

Nos espaços municipais, as pessoas acolhidas pela Fundação de Ação Social (FAS) podem dormir em camas com cobertores, tomar banho quente, receber roupas limpas e se alimentar. Animais de estimação também são acolhidos junto com seus tutores.

Esse trabalho é realizado sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 8ºC. Nessas noites de frio intenso, a FAS conta com equipes extras para oferta de acolhimento, além do trabalho que já funciona 24 horas todos os dias.

As Kombis fazem a busca ativa de pessoas em vulnerabilidade, percorrendo diversos pontos da cidade, e também atendem às solicitações que chegarem via Central 156.

Equipes da FAS fazem a busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba. Foto: Andre Wormsbecker/FAS

A medida visa, principalmente, evitar o risco de hipotermia, que pode ocorrer quando as temperaturas estão muito baixas.

“Nosso objetivo é oferecer serviços e fazer com que as pessoas aceitem acolhimento antes das madrugadas, quando as temperaturas são mais baixas e o risco de hipotermia é maior”, explica a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.

Compartilhe